Insegurança alimentar no Brasil.. - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 04/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

''No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho ". Esse trecho de Carlos Drummond de Andrade exemplifica bem a insegurança alimentar no Brasil, visto que é mesmo uma pedra para a sociedade brasileira. A falta de disponibilidade e o acesso das pessoas aos alimentos está cada vez mais crescendo por conta que (Informalidade) o Brasil priorizar as exportações, o que gera um aumento interno no preço dos alimentos. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

Em primeiro plano, pode-se afirmar que o governo nacional favorece os grandes produtores para exportação em detrimento dos pequenos agricultores, nos quais são os que abastecem o alimento no mercado interno. Sob os dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Vírgula) o Brasil é o segundo maior exportador mundial de alimentos. Segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), divulgado em 2020 (Vírgula) cerca de 10 milhões de brasileiros vivem em insegurança alimentar grave que com isso, (Sem vírgula) essa situação não será resolvida enquanto não ser colocado a produção para o abastecimento interno. (Explore a discussão com mais propdutividade)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, as dificuldades enfrentadas por pequenos agricultores, em razão da insuficiência de apoio governamental, atingem a população por meio do aumento do preço dos alimentos. Com isso, são afetados os indivíduos mais pobres, uma vez que a inflação incide com maior intensidade nos itens da cesta básica. Como exemplo desse acréscimo no valor dos alimentos encontra-se o arroz que sofreu uma alta de 42% no preço da saca em agosto de 2020, segundo a CNN. Logo, com os alimentos cada vez mais inacessíveis à camada mais carente da sociedade sofre com a realidade que está presente e que precisa ser combatida. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Agricultura por meio da Pecuária devem, (Sem vírgula) redirecionar seus recursos de modo menos desigual, mediante o aumento de investimento aos pequenos agricultores, a fim de garantir alimentos com preços acessíveis e assim reduzir a insegurança alimentar. Com esse, (Sem vírgula) redirecionamento os brasileiros não vão passar mais fome. (A proposta está imcompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200