De acordo com a Constituição de 1988, ter acesso à alimentação de qualidade faz parte dos direitos civis, entretanto a charge de Miguel de Paiva que mostra uma família em situação de rua, fazendo a leitura dos direitos civis da Constituição e citando o direito à comida e saúde como a parte bonita, apesar de antiga, retrata o cenário de um quadro problemático enfrentado no Brasil atualmente e que se agravou ainda mais com a pandemia e a crise econômica. Trata-se de (Vírgula) entre tantos direitos básicos, a falta de garantia a uma alimentação saudável ou o pior, a falta de acesso a qualquer tipo de alimento. Logo, convém analisar alguns fatores que corroboram com a problemática. (Melhore a contextualização do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Sendo o acesso à alimentação um direito constitucional, cabe ao governo garantí-lo a todos os cidadãos. Ao se garantir um direito básico à população, de imediato se garante um progresso a nação, como por exemplo continuar fora do mapa da fome.
É importante pontuar, (Sem vírgula) que sem uma alimentação de qualidade para suprir as necessidades do corpo humano, a problemática passará também a afetar a saúde do indivíduo. (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) por falta de alimentação adequada aumentam-se os números de desnutrição e até mesmo doenças, principalmente em crianças. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Sendo assim, garantir uma alimentação de qualidade a população, (Sem vírgula) ajuda no desenvolvimento do país (Vírgula) além de diminuir outros problemas causados pela má alimentação. (Reestruture. Evite parágrafos frasais)
(Melhore a estratégia coesiva) Tendo em vista a alimentação de qualidade como um direito constitucional, faz-se necessário que o Estado, por meio do Ministério da Economia, aumente a eficiência dos programas sociais existentes para a população de baixa renda, como também a retomada dos programas de combate a fome que foram extintos no atual governo. (Truncamento) Sendo para isso, (Sem vírgula) liberados auxílios, como o emergencial, por exemplo (Vírgula) que poderia ser mantido por mais um tempo, para auxiliar as famílias nas despesas, além da distribuição de cestas básicas, assegurando o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica a uma alimentação básica. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |