No Brasil,a alimentação é direito garantido pela Constituição federal, um termo lindo na teoria (Vírgula) mas não imposto na prática como deveria. Na obra de Graciliano Ramos, Vidas secas fala sobre uma família de retirantes sertaneja obrigada a se deslocar de tempo em tempo fugindo da seca. (Reelabore as discussões. Formule a tese)
Um dos principais problemas relacionado à alimentação, (Sem vírgula) é o alto índice de agrotóxicos imposto na verduras,frutas e legumes. (Vírgula) podendo causar; (Sem ponto e vírgula) câncer, infertilidade,TDAH (Desenvolva a sigla),hipertiroidismo, malformação do feto e doenças cardíacas. (Abordagem tangencial)
(Melhore a estratégia coesiva) Todavia (Vírgula) com a pandemia, (Sem vírgula) os números da fome brasileira ficou mais alarmante ,com o alto índice de desempregados em que famílias não tinham nada de para comer nas geladeiras. (Vírgula) prejudicando as classes baixa pelo alta custo dos alimentos. (Abordagem tangencial)
(Melhore a estratégia coesiva) Com tudo Contudo a secretaria da agricultura junto com o ministério (Qual?) deveriam criar hortas orgânicas coletivas em cada bairro da cidade e cursos técnicos para população de baixa renda para ter oportunidade de trabalho ou incentivar agricultura familiar. (Não apresentou a proposta relacionada ao tema)
Comentários do corretor
Evite o tangenciamento. Reestruture e explore as discussões conforme o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |