Caminho para a Segurança Alimentar no Brasil - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 04/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com a Teoria da Modernidade Líquida, teorizada pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis como os líquidos. Sob essa conjectura, a pandemia do Corona vírus coronavírus agravou a falta de acesso da população brasileira aos alimentos, problema no qual, (Sem vírgula) já persistia nos anos anteriores. Dessa forma, mostra-se relevante pensar na insegurança alimentar no Brasil. (Formule a tese)

De início, é notório destacar a ineficiência na cobertura dos valores do Auxílio Emergencial, programa criado em 2020 com intuito de, (Sem vírgula) auxiliar os cidadãos de baixa renda à cerca da crise econômica em meio a pandemia. (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) o aumento da inflação sob produtos, principalmente os alimentos da cesta básica, não corresponde à verba disponibilizada pelo Estado. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar que a pobreza alimentar transfigura-se em grandes ameaças a saúde física e mental. Isso porque, (Sem vírgula) a falta de nutrientes pode acarretar o aumento dos transtornos alimentares e até mesmo morte, fator no qual, (Sem vírgula) proporciona mais problemas socioeconômicos ao país. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao MEC (Desenvolva a sigla) inserir temas sobre economia nas escolas, aspirando a desenvoltura de um senso crítico nos estudantes, já que segundo Pitágoras, "Eduque as crianças e não será necessário castigar os adultos". Outrossim, é dever do Ministério da Economia junto ao governo federal, (Sem vírgula) remanejarem os gastos para que se possa destinar valores mais justos às famílias mais necessitadas. Somente assim, as problemáticas desse pernicioso cenário serão solucionadas. ​​​​​​​(Reestruture a proposta) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200