De acordo com a Teoria da Modernidade Líquida, teorizada pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis como os líquidos. Sob essa conjectura, a pandemia do Corona vírus coronavírus agravou a falta de acesso da população brasileira aos alimentos, problema no qual, (Sem vírgula) já persistia nos anos anteriores. Dessa forma, mostra-se relevante pensar na insegurança alimentar no Brasil. (Formule a tese)
De início, é notório destacar a ineficiência na cobertura dos valores do Auxílio Emergencial, programa criado em 2020 com intuito de, (Sem vírgula) auxiliar os cidadãos de baixa renda à cerca da crise econômica em meio a pandemia. (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) o aumento da inflação sob produtos, principalmente os alimentos da cesta básica, não corresponde à verba disponibilizada pelo Estado. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar que a pobreza alimentar transfigura-se em grandes ameaças a saúde física e mental. Isso porque, (Sem vírgula) a falta de nutrientes pode acarretar o aumento dos transtornos alimentares e até mesmo morte, fator no qual, (Sem vírgula) proporciona mais problemas socioeconômicos ao país. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao MEC (Desenvolva a sigla) inserir temas sobre economia nas escolas, aspirando a desenvoltura de um senso crítico nos estudantes, já que segundo Pitágoras, "Eduque as crianças e não será necessário castigar os adultos". Outrossim, é dever do Ministério da Economia junto ao governo federal, (Sem vírgula) remanejarem os gastos para que se possa destinar valores mais justos às famílias mais necessitadas. Somente assim, as problemáticas desse pernicioso cenário serão solucionadas. (Reestruture a proposta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |