Após o período de abolição da escravatura, os povos libertos passaram a enfrentar outros problemas (como a fome), devido à falta de políticas públicas. De forma análoga a isso, hoje mais da metade da população brasileira está em insegurança alimentar. Nesse sentido, torna-se importante entender as consequências desse problema como a má saúde e entraves educacionais. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, pode-se pensar em como a insegurança alimentar vem afetando a saúde dos brasileiros. Segundo a Medicina da (Melhore a construção dessa ideia) UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) (Vírgula) esse impasse pode trazer diversos impactos na saúde, como anemia, perda de memória, perda da capacidade cognitiva e até mesmo a morte (Explore mais essa discussão). Dessa forma, a insegurança alimentar é um problema de saúde que está adoecendo milhares de brasileiros.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, os problemas com a fome impactam diretamente na educação brasileira. De acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), toda criança e adolescente deve ter acesso à plena educação. Entretanto, muitas crianças e adolescentes em situação de fome estão deixando seus estudos para trabalharem (muitas vezes em situações informais) e conseguirem alimentos (Melhore a apresentação dessa discussão), tal ação pode trazer diversos problemas na saúde desses indivíduos e prejudica o processo de aprendizagem.
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, torna-se importante medidas para conter a insegurança alimentar no Brasil. Assim, cabe aos governos federais, estaduais e municipais, (Sem vírgula) criarem políticas e auxílios públicos, por meio financeiro ou de assistência social, a fim de amenizar os impactos da fome nos cidadãos brasileiros. Somente assim, conseguir-se-á uma população liberta, principalmente da fome. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |