Zygmunt Bauman defende que "não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação sobre elas". Todavia, é um fato não haver medidas interventivas em questão à insegurança alimentar no Brasil, tendo em vista que desde 2018 até 2020, mais de 19 milhões de brasileiros estão em situação de fome no país, segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan). Dada essa conjuntura, é irrefutável a necessidade de serem traçadas estratégias a partir da atuação nas causas do problema, sendo elas, (Sem vírgula) a falta de responsabilidade política e de investimento diante desta problemática. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob esse viés, pode-se apontar como um empecilho à consolidação de uma solução, (Sem vírgula) a lacuna de leis funcionais e programas que garantam a segurança alimentar de cada brasileiro. De acordo com John Locke, filósofo contratualista, é dever do Estado em seu "contrato social", (Sem vírgula) garantir à população os seus direitos indispensáveis. Em contrapartida, com a precariedade na qual a lei de nº 11.346 é executada e devido ao fim dos estímulos voltados para uma agricultura familiar, (Sem vírgula) ocorre então, (Sem vírgula) uma quebra no "contrato social", defendida pelo filósofo, tendo em vista que milhões de brasileiros não têm acesso a esse direito básico. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em uma segunda instância, deve-se ressaltar que a falta de investimentos em questões relacionadas a assistência à população, (Sem vírgula) é um fator impulsionador para que essa situação perdure no Brasil. Por conseguinte, com a defasagem de valores em programas como o Bolsa Família, que auxiliam milhares de brasileiros com renda baixa terem acesso à possibilidade de uma cesta básica, tornam os mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) vulneráveis de sofrerem com a insegurança alimentícia, devido à incompatibilidade de valores com o mercado atual em que vivemos. Nesse contexto, é incabível que esse cenário continue em nossa sociedade. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se então, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para este efeito, é dever do Ministério da Fazenda em conjunto do Ministério da Cidadania, (Sem vírgula) criarem um projeto de investimento em um programa social funcional que visa fornecer a todos as condições necessárias para que a problemática seja erradicada no país de forma eficaz. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o Estado desempenha corretamente seu dever, tal como afirma John Locke. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |