Insegurança alimentar é a indisponibilidade de alimentos para pessoas e em sua grande maioria está presente na baixa classe social, esse problema se alastra cada vez mais no Brasil e assim ficando cada vez mais comum, porém porque esse obstáculo social está cada vez mais presente em nosso país ao invés de estar acontecendo o contrário? (Evite parágrafos frasais. Melhore a contextualização do tema)
Pessoas com insegurança alimentar consequentemente passam por fome que pode chegar até em casos extremos, isso pode causar consequências severas principalmente em crianças (Vírgula) pois afeta no desenvolvimento do seu corpo, assim podendo resultar em deficiências tanto físicas quanto cognitivas, além de doenças e até a morte, assim afetando a taxa de mortalidade infantil e a expectativa de vida, que são dois fatores muito importantes para denominar a qualidade de vida em algum país. (Explore mais as ideias apresentadas. Evite parágrafos frasais)
(Melhore a estratégia coesiva) Esse problema acontece devido a múltiplas causas, como problemas sociais, econômicos e até políticos, (Ponto final) Além disso a taxa pode ter um grande aumento por conta de grandes eventos como crises econômicas, o mais recente deles foi em 2020 com o início da pandemia em que afetou muito nas taxas de insegurança alimentar, (Melhore a apresentação dessa ideia) porém normalmente pode ser causado por outros problemas mais comuns como desemprego, falta de educação escolar, desigualdade social e entre outros. (Evite parágrafos frasais)
(Melhore a estratégia coesiva) Com esses fatos em mente, é dever do governo brasileiro aumentar os investimentos em programas sociais como o “Bolsa Família" que reduz moderadamente as taxas de insegurança alimentar, além disso auxiliar mais na proteção contra o Corona vírus coronavírus em regiões de periferia e baixa renda, e também reduzir as taxas de problemas sociais e econômicos que podem impactar indiretamente na indisponibilidade de alimentos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas. Evite parágrafos frasais, pois prejudica a sua nota na competência 1. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |