[Sem título] - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 03/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O livro "Corte de espinhos e rosas", obra da escritora estadunidense Sarah J. Maas, retrata a história de uma menina que, sendo de uma família muito humilde, fica constantemente preocupada se terá comida o suficiente para todos no dia seguinte. Fora da ficção, analogamente, muitas famílias enfrentam o problema da insegurança alimentar no Brasil. Nesse sentido, destaca-se a questão de que o governo não dedica a atenção necessária para essa problemática, o que, consequentemente, faz com que os grupos familiares mais humildes se vinculem a alimentos menos saudáveis por conta do preço reduzido. (Muito bem. Contextualizou o tema) 

Em primeira análise, se faz faz-se perceptível o fato de que não é dedicada a atenção necessária para esse fim pelo poder governamental. Sob esse viés, a Constituição federal de 1988 diz que todos os cidadãos têm direito a uma alimentação de qualidade. Desse modo, isso nos mostra que a segurança alimentar é responsabilidade do governo, e como os cidadãos se sentem inseguros (Vírgula) se percebe que a problemática está somente se agravando. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, as famílias acabam se vinculando a alimentos mais precários de nutrientes por conta da falta de recursos financeiros para comprar os que seriam mais nutritivos. Sob essa perspectiva, o livro "Crônicas de Avonlea", obra da escritora canadense Lucy Maud Montgomery, retrata na crônica "A velha Lady Lloyde" a história de uma senhora idosa que, por não ter dinheiro o suficiente para comprar alimentos de qualidade, passa a se alimentar apenas de biscoitos durante o dia, o que a deixa muito fraca. Dessa forma, entende-se que a insegurança alimentar também deriva de uma falta de recursos para refeições de qualidade (Essa discussão precisa ser mais explorada).

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister que o governo federal desenvolva um projeto chamado O povo se alimenta, por meio de um vale que seria disponível  disponibilizado para as famílias carentes. A fim de reduzir a insegurança alimentar no Brasil, os vales corresponderiam a 50% do valor de uma cesta básica no mês, os cidadãos apresentariam isso nos supermercados e assim pagariam apenas metade do valor que seria cobrado normalmente, podendo fazer uso de uma melhor alimentação. Sendo assim, com a devida aplicação do projeto, o problema da insegurança alimentar apenas se encontrariam nos enredos de Sarah J. Maas. ​​​​​​​(A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200