[Sem título] - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 03/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988 garante a todos os brasileiros o direito à dignidade humana. Entretanto, a pandemia voltou a relembrar um problema recorrente em nosso país, a insegurança alimentar. (Explore mais as discussões iniciais e formule a tese) 

Torna-se nítido que problemas e desigualdades afetam a sociedade em sua totalidade. A falta de recursos financeiros, (Sem vírgula) resulta em uma enorme quantidade de brasileiros passando fome. Por isso, notamos a ineficiência do Estado em mitigar ou até mesmo erradicar as mais diversas desigualdades, entre elas, a fome. (A discussão precisa ser mais explorada)

(Melhore a estratégia coesiva) Uma passagem bíblica relata que nos dias do apóstolo Paulo, (Sem vírgula) uma fome teria assolado vários irmãos de fé que Paulo costumava visitar. Nessa ocasião, congregações vizinhas ficaram felizes em ajudar de forma prática aquelas pessoas em necessidade. O relato até menciona que os recursos foram divididos de forma proporcional a necessidade de cada um (Reestruture). Esse relato pode servi-nos de inspiração para amenizar ou até mesmo solucionar problemas decorrentes da fome. Nós, como humanos, temos a obrigação moral de utilizar dos meios disponíveis, sobretudo dos recursos do Estado, em prol de ajudar nossos semelhantes. (Reestruture)

(Melhore a estratégia coesiva) Políticas públicas de assistência social são fundamentais no combate à insegurança alimentar. Deve-se incentivar a capacitação profissional, bem como a geração de empregos que garantam a obtenção de renda. Mas não podemos deixar de lado ações sociais que contribuam a curto e médio prazo para a construção de uma sociedade justa para todos. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200