A questão da insegurança alimentar no Brasil. - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 03/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, (Sem vírgula) o direito à alimentação como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não se encontra efetivada quando se observa a questão da insegurança alimentar no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se indispensável a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese com mais clareza)

Em uma primeira análise, é fundamental apontar que a atual crise econômica é um dos impulsionadores dessa problemática. Isso porque (Vírgula) com a tentativa de revertê-la, houve uma crescente alta nos preços dos alimentos. Desse modo, famílias de baixa renda ou em situação de extrema pobreza ficaram impossibilitadas de realizar a compra de diversificados alimentos para uma dieta saudável e balanceada, pois não possuem condições econômicas para tal. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar que 55,2% da população não necessariamente come três refeições ao dia e mais de 19 milhões de brasileiros se encontram em situação de fome no país, segundo o relatório da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). Esses dados ilustram o contexto alarmante em que o país se encontra em relação à fome e à insegurança alimentar e deixa um alerta para as consequências que esses resultados podem trazer, visto que uma alimentação inadequada pode acarretar sérios problemas de saúde (Essa discussão precisa ser mais explorada). Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O governo federal em parceria com o Ministério da Economia devem auxiliar a população mais pobre a lutar contra a insegurança alimentar por meio de um projeto que visa beneficiá-los. Esse projeto buscaria contribuir com um valor mensal destinado à compra de alimentos essenciais para uma dieta equilibrada, a fim de combater a fome entre os cidadãos. Espera-se, com essa medida, que a insegurança alimentar seja freada no Brasil. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200