DESORDEM E REGRESSO - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 03/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ao contrário do que a grande parcela da população acredita, a fome não é causada pela falta de alimentos, mas pela dificuldade do acesso aos alimentos, visto que o alto preço dos produtos alimentícios não compete com o salário mínimo que é atribuído ao indivíduo, tornando-os economicamente excluídos. Sob esta ótica, para sustentar a fome, a população com menor poder aquisitivo opta pelos alimentos mais acessíveis , porém com baixo valor nutricional ou pela ingestão indevida da comida, como o consumo de alimentos fora do prazo de validade. Isso acontece devido ao desvirtuamento governamental consolidada pelo escasso combate à corrupção e à concentração de rendas. (Muito bem. Formulou a tese) 

Nesse sentido, é fundamental compreender que os escândalos que o Brasil passou e passa ocasionam diversas crises econômicas severas para a nação. Com o desmantelamento da Lava Jato - uma das maiores iniciativas no combate à corruptela - o Brasil foi o país que mais decaiu de ranking, segundo o CCC ( Índice de Capacidade de Combate à Corrupção ). Dessa forma, as atitudes sórdidas dos políticos para o benefício próprio do uso de verbas públicas tem como consequência o aumento impostos distorcivos na inflação, desemprego e o decrescimento do PIB ( Produto Interno Bruto ), desfavorecendo assim as populações carentes e que necessitam de renda fixa para manter sua subsistência. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Outro importante aspecto a ser mencionado é a má distribuição de renda, um dos fatores mais agravantes no desequilíbrio da segurança alimentar de um país. Essa lógica é comprovada pela Lei de Terras no Brasil imperial, onde as terras desocupadas nas regiões brasileiras pertenciam ao Estado e para tê-las era necessário comprar as terras, favorecendo as pessoas que tinham maior poder aquisitivo e intensificando a concentrando de rendas. Nesse sentido, vê-se que ainda persiste na conjuntura brasileira, dado que a má gestão governamental em arrecadar impostos, pela ausência de um sistema tributário mais progressivo que taxa mais os contribuintes de acordo com o seu rendimento. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é notório a persistência da insegurança alimentar no Brasil e, (Sem vírgula) medidas precisam ser tomadas para solucionar este revés. Logo, cabe ao Congresso Nacional outorgar leis obrigatórias que mantenham a transparência na governabilidade e desburocratizar investigações contra condutas corruptíveis para que não ocorra a hiperinflação devido à corrupção. Outrossim, impende à União adotar um sistema tributário mais progressivo por meio de impostos que atinjam de acordo com as classes sociais, no valor de sua renda e patrimônio, para que os deficitários de renda não sejam atingidos pelos impostos que oneram os mais pobres. Feito isso, os brasileiros poderá garantir a médio - longo prazo um baixo valor nos impostos e, consequentemente o aumento na livre escolha de produtos alimentares mais nutritivos. (A proposta está completa)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200