Falta de alimentos no Brasil - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 03/11/2021

Status:

Corrigida
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A Declaração Universal dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 pela ONU (Desenvolva a sigla)- assegura a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social. Porém, a insegurança alimentar tem tirado esse direito de muitos cidadãos brasileiros. A falta de alimentos tem chegado para grande parte da população. Nesse sentido, observa-se um delicado problema que tem como causas o silenciamento e a negligência estatal. (Muito bem. Formulou a tese) 

(Uso inadequado do elemento coesivo) Dessa forma, em primeira análise, a falta de debate é um desafio presente na problemática. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão da falta de acesso a alimentos visto que pouco se fala sobre o tema nas mídias de massa e na escola (Melhore a apresentação dessa discussão) , gerando a desinformação da maioria dos brasileiros. Logo, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.

(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a negligência estatal é um entrave no que tange ao problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser articulada pelos homens a fim de alcançar o equilíbrio social. No entanto, a insegurança alimentar no Brasil rompe esse equilíbrio visto que a situação de fome tira a dignidade e a honra das pessoas (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, o Estado deve desenvolver e cuidar de programas sociais que lutam contra a fome.

(Boa estratégia coesiva) Em vista disso, é indispensável intervir sobre a questão. Para isso, o poder público deve investir em informação sobre a insegurança alimentar no Brasil, por meio da destinação de verbas. Tal ação pode, ainda, ser divulgada na mídia de massa para que a população tome conhecimento. Paralelamente, é preciso intervir sobre o silenciamento presente no problema. Dessa forma, cada vez mais brasileiros terão os seus direitos devidamente assegurados. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


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Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200