País da fome - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 03/11/2021

Status:

Corrigida
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Em um mundo dominado pelo capitalismo, a desigualdade social é algo que torna-se se torna inevitável. Estamos acostumados a ver em redes sociais e programas de tv, (Sem vírgula) pessoas — em sua maioria, afortunadas — mostrando seus bens luxuosos e suas vidas badaladas, gastando dinheiro com coisas consideradas desnecessárias. Porém, essa não é a mesma realidade de milhões de pessoas em todo o mundo, as quais vivem em estado de miséria, sem ao menos conseguir ter uma refeição por dia. (Formule a tese) 

Certamente, em virtude da pandemia causada pela covid-19, a insegurança alimentar no Brasil cresceu em níveis alarmantes, isto é, o que já vinha sendo um problema constante em nossa sociedade, ficou ainda pior nos últimos anos. No documentário "Ilha das flores", ganhador de vários prêmios, mostra como funciona o sistema capitalista usando como foco principal a trajetória de um tomate. Nele podemos ver as condições desumanas que várias mulheres desse pequeno bairro vivem, tendo que recolher comida estragada do lixão para alimentar seus filhos. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Embora tenham sido criados alguns programas com o intuito de auxiliar a população brasileira, como por exemplo, o Bolsa Família e o Auxilio Emergencial, a quantia fornecida mensalmente é extremamente pouca e não consegue suprir todas as necessidades dos habitantes durante esse período e com o preço dos alimentos elevando-se cada vez mais, ter segurança alimentar ficou ainda mais fora da realidade de muitos brasileiros (Melhore a apresentação dessa discussão). Por consequência, 19 milhões de habitantes estão sofrendo com a fome, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de fundamental importância que o governo tome medidas para ajudar essas pessoas e exterminar esse problema da sociedade, como por exemplo, criando mais auxílios e tornando-os mais eficazes, distribuindo cestas básicas em curtos períodos, fornecendo mais empregos, e também, (Sem vírgula) disponibilizando moradias para que assim, (Sem vírgula) essas pessoas possam ter uma vida digna e a saúde em bom estado. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200