INSEGURANÇA ALIMENTAR NO BRASIL IZA91 - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 02/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

George Bernard Shaw, dramaturgo e jornalista, afirmava que "o progresso é impossível sem mudanças, e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada". Nesse viés, é necessário mudanças na atuação do Estado e investimentos em educação voltada à questão da insegurança alimentar no Brasil. (Melhore a contextualização do tema) 

Em primeira análise, em consonância com a ótica de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, as escolas deveriam ensinar também conteúdos socioemocionais. Assim as crianças aprenderiam desde a educação básica, além dos conteúdos técnico-cientificos, conceitos importantes, entre eles, o respeito e a igualdade, que ajudariam a formar cidadãos mais capacitados para o mercado de trabalho e conscientes para ajudar as pessoas que têm menos acesso aos alimentos. (Reestruture a discussão apresentada) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, ocorre a negligência estatal, (Ponto final) Isso pode ser visto, (Sem vírgula) seja na irrisória política pública referente às a essa temática, seja pelos poucos programas sociais, que não são suficientes para atender as necessidades dos mais carentes (Melhore a apresentação dessa discussão). Essa ineficácia das esferas do poder, (Sem vírgula) exemplifica a teoria do sociólogo Bauman, a qual diz que o Estado não consegue garantir alguns direitos básicos dos cidadão. Ainda que a Constituição de 1988 estabeleça vários direitos, inclusive à alimentação, mas nem sempre acontece na prática. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Mediante ao exposto, urge que o governo federal promova campanhas de forte apelo emocional acerca da insegurança alimentar, e investir na geração de empregos e combate à fome. Além disso, é preciso haver mudanças escolares, com debates sobre o tema, a fim de que haja progresso na formação cidadã, (Ponto final) Assim, mais qualificados, (Sem vírgula) terão ocupações melhores e maior acesso à alimentação de qualidade. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200