A Revolução Verde, iniciada em 1945, aprimorou as técnicas e insumos para a produção agrícola. Porém, apenas os grandes latifundiários detinham a concentração das terras, e isso enfraqueceu a população mais pobre que dependia dessa atividade . Este acontecimento torna-se um reflexo na contemporaneidade, visto que a alimentação insuficiente afeta, exclusivamente, a classe de baixa renda, pois estes não possuem materiais suficientes que garantam seu sustento. Nesse sentido, é preciso combater os agentes propulsores desse revés: a desigualdade social e a inércia governamental. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Sob essa perspectiva, infere-se que a ausência de recursos igualitários afeta drasticamente o setor alimentício, pois uma parte significativa da sociedade é excluída do consumo desse bem essencial a vida. Consoante ao pensamento do escritor Ariano Suassuna, "Existe uma injustiça secular que divide o mundo em duas vertentes: privilegiados e despossuídos". Perante a essa ótica, compreende-se que a falta de oportunidades de trabalho, majoritariamente nas zonas periféricas, eleva os índices de miséria no Brasil (Melhore a apresentação dessa ideia). A título de exemplo, a ausência de indústrias nessas áreas dificulta a geração de capital, e sem essa ferramenta o indivíduo não consegue abastecer seu lar, por conseguinte se torna propício a condições inóspitas, para alcançar meios que supram as suas necessidades e de suas famílias.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, faz-se plausível pontuar que a exígua ação estatal também compactua na intensificação da vicissitude. Ao analisar o livro "Leviatã", do filósofo Thomas Hobbes, entende-se que é obrigação do governo proporcionar meios que auxiliem o progresso social. Todavia, é perceptível que as condutas imprudentes das autoridades se contrapõem ao ideal de Hobbes, haja vista que não é disponibilizado políticas públicas efetivas (Essa discussão precisa ser mais explorada) que inibam os índices alarmantes de fome nas localidades necessitadas. Desse modo, urge a intervenção das esferas de poder, a fim de garantir uma integridade global aos cidadãos brasileiros.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é imprescindível que o Estado- provedor do bem-estar social- por meio de verbas governamentais, desenvolva um programa de auxílio, chamado bolsa-alimentação. Essa medida terá como intuito fornecer assistência para as pessoas desempregadas que passam por dificuldades. Além disso, a mídia deve fazer campanhas pelas redes sociais que incentivem a doação de cestas básicas nos municípios. Assim, os efeitos negativos da Revolução Verde será, aos poucos, atenuados. E o avanço coletivo da nação verde-amarela será possibilitado. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |