*A insegurança alimentar presente na sociedade brasileira* - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 02/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro “Cidadão de papel”, de Gilberto Dimenstein, percebe-se que os direitos da população brasileira, previstos na Constituição de 1998, são manifestados apenas na parte teórica. Em consonância com a realidade descrita pelo autor, está a de inúmeros cidadãos, já que, (Sem vírgula) embora o direito à alimentação esteja contido na Constituição, é notório o agravamento da insegurança alimentar no país. Isso ocorre seja pela desigualdade social presente na sociedade brasileira, seja pela negligência governamental nesse âmbito (Muito bem. Formulou a tese). Assim, é imperioso que haja medidas para conter a insegurança alimentar no Brasil, a fim de que a Constituição seja plenamente exercida.

Nessa perspectiva acerca da instabilidade alimentar (Vírgula) presente na sociedade brasileira, é válido ressaltar a desigualdade existente entre os indivíduos. Historicamente, o país é marcado pela discrepância econômica entre seus cidadãos, além de possuir fatores que contribuem para o acúmulo econômico por uma pequena parcela da população -tal como a concentração fundiária, as diferenças econômicas entre as regiões do país, entre outros-. Vale destacar ainda o advento da pandemia de covid-19, que contribuiu para o agravamento da insegurança alimentar no país, (Sem vírgula) ao potencializar a diferença econômica entre os brasileiros. Dessa forma, percebe-se que a desigualdade é um fortalecedor para a vulnerabilidade alimentar no Brasil. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Simultaneamente a esse fato, está a omissão estatal nesse cenário. Embora haja programas que visem a redução da fome, tal como o “Fome Zero” e “O Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE", a falta de investimentos em programas eficientes que amparem e suportam um maior número de indivíduos aumenta a insegurança alimentar (Explore mais essa discussão). Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teorias das Instituições Zumbis, de Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, mas que não cumprem seu papel com eficácia. Logo, é evidente que o descaso governamental contribui para a piora da instabilidade alimentar. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são essenciais para reverter a insegurança alimentar no Brasil, a fim de garantir o direito à alimentação dos indivíduos. Para isso, compete ao Ministério da Cidadania (órgão responsável pelo combate à pobreza e à desigualdade), (Sem vírgula) investir na melhora da qualidade de programas já existentes que visem fornecer alimentos para os indivíduos vulneráveis, seja por meio de cestas básicas, auxílios financeiros, refeições distribuídas, entre outros. Isso deve ser feito por meio de recursos concebidos pelo Tribunal de Contas da União, para potencializar programas que combatam a insegurança alimentar. Assim, poderá haver a garantia de alimentação na sociedade brasileira aos indivíduos vulneráveis. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200