De acordo com o artigo 6º da Constituição federal, todo e qualquer cidadão possui o direito a uma alimentação adequada e equilibrada. De maneira análoga, percebe-se que a realidade se distancia da utopia proposta pela legislação, pois a insegurança alimentar ainda impera na sociedade atual. Sendo assim, é necessário analisar as causas para a referida problemática, tais como, (Sem vírgula) a falta de incentivo para a agricultura familiar e a defasagem dos programas sociais. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Diante desse cenário, a falta de incentivo para a agricultura familiar contribui para agravar a insegurança alimentar, visto que a carência de produtos ao mercado interno origina uma supervalorização destes. Consoante a isso, cita-se a obra “Os Miseráveis” (Vírgula) do escritor Victor Hugo, que retrata a crise da sociedade francesa, marcada pela fome. Paralelamente à ficção, tal como o protagonista Jean Valjean- que roubou para conseguir algum alimento-, muitas famílias optam por esse caminho de ilegalidade, já que não podem, por meios lícitos, ter acesso à alimentação (Melhore a apresentação dessa discussão). Nesse contexto, nota-se uma baixa produção de gêneros agrícolas, uma vez que a produção familiar, responsável por abastecer o consumo interno, não está subsidiada pelo governo- devido à negligência aos aspectos sociais- o que encarece as mercadorias destinadas à população.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a defasagem dos programas sociais também interfere na logística da fome, já que muitos indivíduos dependem do auxílio governamental para o seu sustento e de suas famílias. Concomitantemente, destaca-se a Revolução Verde, uma iniciativa de erradicar a fome no mundo através da mecanização do setor produtivo e da utilização de sementes adaptadas e fertilizantes. Diante disso, apesar das conquistas, a insegurança alimentar ainda persiste, pois muitas pessoas se enquadram na “fome oculta”, já que não consomem todos os nutrientes necessários à vida saudável. Em virtude disso, a crise dos programas sociais intensifica essa conjuntura, visto que, de forma majoritária, a população de baixa renda não possui poder aquisitivo para adquirir os componentes básicos alimentares, devido ao preço elevado de muitos produtos. (Boa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante dessa realidade, urge aplicar novas medidas para mitigar tais entraves. Para tanto, o governo federal deve criar subsídios aos agricultores familiares de modo a direcioná-los a adotarem um sistema agrícola com maior produtividade. Isso poderá ser realizado mediante a implantação de políticas públicas que visem à capacitação desses profissionais. Além disso, ONGs (Desenvolva a sigla) e empresas privadas podem atuar conjuntamente aos programas sociais disponibilizados pelo Estado, de forma a ampliar o número de beneficiários e reduzir os custos para os cofres públicos. Dessa maneira, seria assegurada a toda a população, uma alimentação de qualidade.(Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |