Em meio a pandemia, mais da metade da população brasileira vive em meio a carência de bons alimentos, sendo 9 por cento afetadas com a escassez grave, ou seja, 19 milhões de brasileiros passando fome. (Contextualize o tema com mais clareza e formule a tese)
Com maiores níveis de concentração de insegurança alimentar são as regiões Norte e Nordeste. Mesmo com o acesso a alguns recursos do governo (Vírgula) como o bolsa familía, muitas famílias ainda possuem dificuldades para ter alimentos por conta da crise financeira e o aumento dos preços em diversas localidades (Melhore a apresentação dessa discussão). Então, isso faz com que deixem de ter qualidade alimentícia, não possuindo comidas como: carne, peixe, frango e vegetais, consumindo apenas enlatados que podem causar futuros problemas no corpo.
(Melhore a estratégia coesiva) Esta carência em crianças faz com que possam ter dificuldade de aprendizado, já que com fome, (Sem vírgula) a probabilidade das mesmas (Use quando houver ideia de igualdade) de aprender alguma coisa é muito pequena. Idosos também precisam ter uma nutrição boa, já que muitos deles tem doenças como: diabete e hipertenção. A falta de bons nutrientes pode causar a perda de energia que afeta a parte cognitiva e física levando a perda de memória, a quadros de anemia, ou até a morte. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, o Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate a Fome MESA, em parceria com as Organizações não Governamentais (Vírgula) ONGs, poderiam disponibilizar programas para que pessoas com tal carência possam ter mais acesso a boas condições alimentares. (A proposta está imcompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |