insegurança alimentar - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 01/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em meio a pandemia, mais da metade da população brasileira vive em meio a carência de bons alimentos, sendo 9 por cento afetadas com a escassez grave, ou seja, 19 milhões de brasileiros passando fome. (Contextualize o tema com mais clareza e formule a tese)

Com maiores níveis de concentração de insegurança alimentar são as regiões Norte e Nordeste. Mesmo com o acesso a alguns recursos do governo (Vírgula) como o bolsa familía, muitas famílias ainda possuem dificuldades para ter alimentos por conta da crise financeira e o aumento dos preços em diversas localidades (Melhore a apresentação dessa discussão). Então, isso faz com que deixem de ter qualidade alimentícia, não possuindo comidas como: carne, peixe, frango e vegetais, consumindo apenas enlatados que podem causar futuros problemas no corpo.

(Melhore a estratégia coesiva) Esta carência em crianças faz com que possam ter dificuldade de aprendizado, já que com fome, (Sem vírgula) a probabilidade das mesmas  (Use quando houver ideia de igualdade) de aprender alguma coisa é muito pequena. Idosos também precisam ter uma nutrição boa, já que muitos deles tem doenças como: diabete e hipertenção. A falta de bons nutrientes pode causar a perda de energia que afeta a parte cognitiva e física levando a perda de memória, a quadros de anemia, ou até a morte. (Reestruture a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, o Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate a Fome MESA, em parceria com as Organizações não Governamentais (Vírgula) ONGs, poderiam disponibilizar programas para que pessoas com tal carência possam ter mais acesso a boas condições alimentares. (A proposta está imcompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200