A Violência Relacionada a Outros Fatores. - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 20/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A declaração universal dos direitos humanos -promulgada em 1948 pela ONU (Desenvolva a sigla)- assegura a todos o direito á à segurança. Entretanto, atualmente esse direito se encontra violado, pois a sociedade não se sente segura apelando para o uso de armas de fogo, que gera o aumento da violência. Nesse contexto não há dúvidas que o aumento da circulação de armas de fogo é um problema no Brasil, devido não só à insuficiência legislativa (Vírgula) mas também a negligência governamental. (Muito bem. Formulou a tese) 

(Uso inadequado do operador argumentativo) Desse modo, em primeira análise, a insuficiência legislativa, (Sem vírgula) mostra-se como um desafio no aumento da circulação de armas de fogo. A falta de atuação das leis e o aumento da violência pode ser explicado pelo filósofo Aristóteles que diz que a política tem como objetivo preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade, (Ponto final) Sendo assim (Vírgula) se a política não cumpre seu papel a violência tende a aumentar. Existem leis que visam a segurança da sociedade (Vírgula) mas mais que não são colocadas em prática, o que faz com que esse direito seja violado e a sociedade busque meios para se proteger.

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, a negligência governamental também é um dos desafios enfrentados, a falta de atenção do governo faz com que as pessoas tenham acesso facilitado a armas de fogo. Segundo o filósofo Thomas Hobbes o homem é o lobo do homem, ou seja o mal da sociedade é são as próprias pessoas que a compõem. Sendo assim a circulação de armas de fogo de forma ilegal dentro da sociedade é um problema que deve ser contido, para que a violência também seja. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para conter o empasse. O governo deve dificultar o acesso às armas de fogo por meio de um projeto de lei a ser entregue ás câmaras, onde seriam feitas vistorias diariamente nas fábricas de armas de fogo para que não fossem vendidas ilegalmente, além de multas para as que desacatassem a lei. O governo também deve aumentar as viaturas que circulam nas ruas e visam a segurança da população principalmente em áreas desfavorecidas. Dessa forma espera-se conter o aumento da circulação de armas de fogo e diminuir a violência na sociedade. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


Explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200