Num país com mais de 200 milhões de habitantes, é notório que o número de mortes seja também elevado, sejam elas causadas por vários fatores, por exemplo, óbitos ocorridos pelo uso indevido de armas de fogo. (Reestruture a discussão inicial e formule a tese)
No Brasil, um acréscimo de 183% de novos registros de armas de fogo desde 2017, (Sem vírgula) causa um impacto perceptível número de pessoas mortas por elas (em 2020 os casos de homicídio foram 5% a mais). Percebemos então o aumento da violência em todo o país influenciado pela facilitação do uso de armas por parte de pessoas não preparadas para tal (Melhore a apresentação dessa ideia). Há quem diga que tem uma arma em casa posso pode ajudar na autodefesa, porém violência só gera violência, e quanto mais fácil estiver de uma pessoa possuir uma arma letal em casa, mais fácil será para ela cometer um assassinato. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Mesmo que não ocorram homicídios com o aumento da circulação de armas no Brasil, constantes casos de acidentes com elas podem ocorrer, como no caso de uma criança encontrar a arma guardada do pai, e, por não saber do que se trata, acabar dando um tiro em si mesma, ou até machucar outra pessoa, ainda que não haja a intensão. (Reestruture. Evite períodos longos)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável que o governo federal aumente a fiscalização sobre armas ilegais no país, e ainda dificultar o uso destas por civis, permitindo seu uso somente por pessoas completamente capacitadas e amplamente treinadas, afim a fim de diminuir os casos de violência e acidentes com armas de fogo, visando o bem geral da nação. (Evite períodos longos. A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |