[Sem título] - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 20/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com o aumento da circulação de armas de fogo no país, a violência duplicou nos últimos anos. Trazendo mais insegurança para a população, as fake news são um grande problema nesse assunto, junto com o problema maior, a corrupção. (Truncamento) Que facilita demasiadamente o tráfico e a posse (Vírgula) em si, de armas.

As fake news contribuem para que as pessoas que são a favor do uso de arma falem que o armamento trás  traz proteção e que houve uma queda nos assassinatos, quando na realidade, (Sem vírgula) há uma morte a cada dez minutos (Reestruture). Geralmente, essas mesmas pessoas a favor são as que cometem violência doméstica, que é outro problema gigante no país. (Melhore a apresentação das ideias) 

(Melhore a estratégia coesiva) É comum ler em jornais uma troca de tiro entre bandidos e policiais, ou a invasão de policiais às favelas. O que não deveria ser comum, (Sem vírgula) é os criminosos terem armas militares. (Truncamento) E às vezes até melhores, (Sem vírgula) que os próprios policiais. Todavia, os agentes de segurança, que deveriam nos proteger, optam por contrabandear e facilitar a vida de, principalmente, facções criminosas. (Truncamento)Trazendo cada vez mais violência. (Reestruture a discussão apresentada) 

(Melhore a estratégia coesiva) Cabe ao governo criar um plano de investigação que identifique e puna as pessoas que contribuem para o aumento de armas no país. A criação de políticas contra as fake news também são necessárias para a desinformação desenfreada na internet. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200