Com o aumento da circulação de armas de fogo no país, a violência duplicou nos últimos anos. Trazendo mais insegurança para a população, as fake news são um grande problema nesse assunto, junto com o problema maior, a corrupção. (Truncamento) Que facilita demasiadamente o tráfico e a posse (Vírgula) em si, de armas.
As fake news contribuem para que as pessoas que são a favor do uso de arma falem que o armamento trás traz proteção e que houve uma queda nos assassinatos, quando na realidade, (Sem vírgula) há uma morte a cada dez minutos (Reestruture). Geralmente, essas mesmas pessoas a favor são as que cometem violência doméstica, que é outro problema gigante no país. (Melhore a apresentação das ideias)
(Melhore a estratégia coesiva) É comum ler em jornais uma troca de tiro entre bandidos e policiais, ou a invasão de policiais às favelas. O que não deveria ser comum, (Sem vírgula) é os criminosos terem armas militares. (Truncamento) E às vezes até melhores, (Sem vírgula) que os próprios policiais. Todavia, os agentes de segurança, que deveriam nos proteger, optam por contrabandear e facilitar a vida de, principalmente, facções criminosas. (Truncamento)Trazendo cada vez mais violência. (Reestruture a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Cabe ao governo criar um plano de investigação que identifique e puna as pessoas que contribuem para o aumento de armas no país. A criação de políticas contra as fake news também são necessárias para a desinformação desenfreada na internet. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |