REDAÇÃO G.D 22# - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 20/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente, algo que vem sendo de forte debate nacional é a recente decisão do então presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a liberação e utilização do porte de armas pelos brasileiros (Melhore a construção dessa ideia), alegando sua eficácia no combate à criminalidade e para a promoção da segurança no país. Entretanto, existem sérias controvérsias acerca dessa questão, haja vista que o aumento da circulação de armas de fogo no Brasil pode agravar a criminalidade e a violência, o que, consequentemente, favorece para a superlotação no sistema carcerário. Logo, é necessário uma análise desse ínterim a fim de solucionar os percalços que o norteiam. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

Em primerio plano, é válido ressaltar que o aumento da criminlidade é um dos efeitos da circulação massiva de armas no país. Sob tal premissa, asemelhada de tal maneira pelo conhecido Código de Hamurábi:" Olho por olho, dente por dente", o pretexto utilizado pelo presidente deixa explícito o direito do povo brasileiro de autodefesa e de fazer justiça com as próprias mãos, ato no qual não é humanamente consentido pela sociedade brasileira e pela Constituição federal, assim como pelos artigos defendido no Código Penal ao qual apenas penaliza todo e qualquer ato infracionário cometido por um indivíduo a parte da suspensão de provas comprovatórias acerca do referido (Melhore a apresentação dessa ideia). Desse modo, a permissão da circulação de arma de fogo configura-se em uma instabilidade constitucional, na qual coloca sob direito do próximo de agir conforme sua vontade, o que permite a prática de atos ilegais e coloca em risco a segurança, assim como propricia para o aumento gratativo  gradativo da violência no país. Cabe, sob essa ótica, interferir fortemente nessa decisão a fim de valer a cidania e o bem-estar da nação.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é mister averiguar que com o aumento da criminalidade, há ocasionalemente o aumento da população carcerária, ferindo a qualidade do sistema penitenciário do país. Diante do supracitado, no conhecido documentário da plataforma Netflix, "A Terceira Emenda'", é possível notar que, nos Estados Unidos, o que contribuiu para o crescimento do mercado carcerário foi o forte encentivo  incentivo a violência e criminalidade nas regiões periféricas das principais cidades americanas, motivadas pela discriminação racial e ideologia do indivíduo negro como criminoso na sociedade. Em comparação com o Brasil, ao colocar o porte de armas de fogo nas mãos de cidadãos não qualificados para o serviço de segurança social, cabido a segurança pública com a atuação de policiais treinados na área, fortalece o uso indevido deste bem (Vírgula) o que contribui para a violência e por consequência o aumento de presidiários. Portanto, soluções são necessárias diante dos fatos citados. (Delimite e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Em suma, é mister de caráter nacional medidas intervencionista a fim de coibir o aumento da circulação de arma de fogos no Brasil. Por meio disso, cabe ao Ministério da Segurança Pública - órgão responsável pela atuação de medidas institucionais de promoção a segurança e combate a criminalidade no país - implementar uma emenda que vete a decisão do atual presidente da república sobre a liberação do porte de armas, sob o argumento dos agraves na segurança do país que podem ocorrer com a permissão dessa liberação, (Ponto final) Ademais crie um política pública de fiscalização nas rodovias e ferrovias no transporte clandestino de armas de fogo e em sua apreensão, a fim de inibir o aumento da violência e criminalidade, assim como garantir uma sociedade justa e que faça bom uso dos seus órgãos de proteção nacional. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200