xxx - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 20/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Segunda Guerra Mundial foi um período marcado pelo desenvolvimento e expansão da indústria bélica - a qual acabou criando armas capazes de dizimar cidades para demonstração de força - e como efeito houve aumento do acesso aos armamentos. De modo semelhante, percebe-se no Brasil o crescimento na circulação de armas de fogo, que é que frequentemente justificado por ideologias de proteção e empoderamento, mas o apoio ao fato é injustificável ao se tratar de equipamentos que viabilizam a violência, visto os resultados da Segunda Guerra Mundial. Dessa forma, entende-se que a ineficiência do Estado bem como a lacuna educacional da população cooperam para o aumento no número de armas no país. (Muito bem. Formulou a tese) 

Nesse contexto, é necessário destacar a incapacidade da administração pública de prover proteção aos cidadãos brasileiros. A esse respeito, a Constituição federal , promulgada em 1988, traz, em seu artigo 144, a segurança pública como um dever do Estado. No entanto, a realidade do povo brasileiro é diferente daquilo declarado no caput, pois a cada dia há casos de extrema violência em noticiários que demonstram a fragilidade da segurança pública atual, logo a ideia da posse de uma arma de fogo para se defender é mais aceita e por consequência há o aumento da aparição de armas no país (Melhore a apresentação dessa discussão). Nesse viés, enquanto o Estado não cumprir com seus deveres, a posse de armas continuará a crescer (Vírgula) e por consequência a violência.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator é responsável pela elevação da quantidade dos equipamentos: a lacuna educacional da população. Conforme Émile Durkheim, filósofo francês, é necessário ao indivíduo o aprendizado na escola para conhecimento de sua realidade e das variáveis das quais é dependente. Nesse sentido, a educação é crucial para o processo de escolhas da vida, todavia o que é visto no Brasil são pessoas de aprendizado carente, elas negligenciam ou não conhecem como a aquisição de armamentos resultaram em momentos horrendos durante os períodos de guerra. Dessa forma, é inaceitável o número crescente de armas em uma população que não consegue refletir suas escolhas devido a uma educação falha. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para uma caminhada rumo à solução do problema. Para tanto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, (Vírgula) responsáveis pela Polícia Federal e Polícia Rodoviária, em parceria com os Estados, encarregados da Polícia Militar e Polícia civil, devem promover um maior investimento nas forças policiais brasileiras por meio do aumento de postos policiais e patrulhamento nos bairros das cidades, a fim de que a violência seja contida e os cidadãos se sintam mais seguros. Também é importante que o Ministério da Educação promova o conhecimento sobre as consequências do armamento aos jovens brasileiros através de palestras em escolas, com intuito de formar pessoas mais concientes sobre o tema. Dessa forma, o aumento de armas de fogo e da violência não será uma realidade no país, mas somente um fato histórico da Segunda Guerra Mundial. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200