De acordo com a Art.144 da Constituição federal de 1988, a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a questão do aumento da circulação de armas de fogo no Brasil, acompanhado pelo aumento dos índices de homicídios de 2020 em relação a 2019, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O debate a respeito da população armada é antagônico, e deve ser primeiramente esclarecido para um encaminhamento da problemática mais assertivo. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise de fatores como a correlação direta entre armamento e violência e a contraposição deste com a questão da segurança. (Muito bem. Formulou a tese)
Deve-se pontuar, de início, as discrepâncias existentes entre a vinculação do uso de revólver e afins pelo cidadão de bem com a redução da violência e mesmo sensação de segurança (Reestruture). A fronteira do Brasil com o Paraguai, país este onde o acesso à armas é facilitado, ano após ano é noticiado com as maiores taxas de homicídios do país (Melhore a apresentação dessa discussão). Os dados nacionais mais recentes, conforme apresentados, também evidenciam essa relação. Uma hostilidade pode ocasionar outra, e com isto a perpetuação do transtorno não é coibido, podendo até ser estimulado com um mais fácil acesso a instrumentos para violência.
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, é imprescindível entender que se defender-se de um assalto, por exemplo, não significa necessariamente estar seguro, posto que a insegurança não é causada por crimes isolados, mas por uma estrutura que os sustenta. "Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis" - essa frase do filósofo René Descartes, aplicada ao contexto, traz à tona a necessidade de medidas mais concretas para o combate da a violência. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, vários tipos dessa problemática podem ser categorizadas e todos possuem uma mesma premissa - a desigualdade, sendo essa também um dos possíveis contribuintes do crescimento de homicídios recentes, visto as condições de miséria da população agravadas com o aumento do desemprego pela pandemia (Melhore a apresentação dessa discussão). Tal prerrogativa evidencia a urgência de endereçamento de ações que combatam essa causa raiz para solução deste imbróglio.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para melhorar as condições de segurança para a população, por meio do combate a miséria, juntamente com a restrição ao acesso a armas de fogo. Para isso, torna-se necessário que o Estado – agente responsável pela segurança e ordem social - fortaleça e monitore os programas de amparo à redução da miséria, como o bolsa família, e também estimule o crescimento da economia para a geração de empregos, por meio de incentivos fiscais e investimentos em infraestrutura, a fim de proporcionar redução de miserabilidade que contribuem para o aumento da violência. Paralelamente, é imperioso que o Ministério da Justiça aumente as restrições para porte de armas de fogo. Somente assim será possível garantir o direito de à segurança e bem-estar previstos na belíssima redação de nossa Constituição. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |