O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 20/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O No  livro "Ensaio sobre a cegueira" retrata-se a invisibilização de certos problemas na sociedade. De fato, a crítica de Saramago é verificada na questão do aumento da circulação de armas de fogo no Brasil, que tem crescudoba cada ano, e algumas pessoas obtendo a posse inapropriada (Vírgula) tornando os cidadãos vítimas de pessoas que têm o uso inadequado. Isso se dá, (Sem vírgula) pela insuficiência legislativa e o recobre realizar denúncias por a população brasileira. (Melhore a construção de sentido)

(Uso inadequado do operador argumentativo) Dessa forma, em primeira análise, a falta de leis rígidas da legislação é um desafio presente no problema da circulação armas de fogo no Brasil. Ou seja, as leis não estão sendo cabíveis para o Brasil, tendo em vista que ladrões realizam onde passa de armas de fogo de forma fácil, (Faltou clareza) pois as leis não estão sendo rígidas devido ao aumento da circulação de armas de fogo. (Trunncamento)Tornando a população vítima dessa situação lamentável ao isso inadequado desses armamentos. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, o receio de realizar denúncias por parte da população brasileira é um entrave no que tange ao problema do aumento da circulação de armas de fogo. (Truncamento) Visto que ameaças são feitas à população brasileira diante da realizar  realização de denúncias, colocando a vítima em uma situação de medo ao ter o conhecimento que infratores têm o uso inadequado desses armamentos de fogos. (Reestruture)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre o problema do aumento da circulação de armas de fogo no Brasil. Para isso, a segurança brasileira, como a Polícia Federal, juntamente com o Poder Legislativo deve tomar as devidas providências, obtendo um controlhe em lugares de maior tráfico de armas de fogo e impedindo a circulação inadequadas desses armamentos. (Truncamento) E revisar a lei de posse de arma, para não ter o destino inadequado. Tal ação pode, ainda, ser divulgada na mídia de massa para ter um alcance maior de pessoas incentivando as mesmas  (Use quando houver ideia de igualdade) por meios de anúncios, denunciar quem tem o uso inadequado. Dessa maneira, será possível lidar com essa "cegueira" como defendeu Saramago.

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais clareza e produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.  


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200