21 - O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 20/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o artigo 6º da Constituição federal brasileira (CF), de 1988, a segurança e o bem-estar social são direitos sociais de todos os cidadãos e cabe ao Estado garanti-los. Entretanto, o que se observa é o desrespeito a tal preceito do documento, uma vez que milhares de cidadãos sofrem com a violência ocasionada pelo aumento da circulação de armas de fogo no país. Nesse sentido, a negligência estatal acerca da educação, (Sem vírgula) somada à desigualdade social, (Sem vírgula) são fatores que reforçam essa problemática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Sob essa perspectiva, convém ressaltar que a desvalorização da educação pelo próprio Estado estimula o aumento da violência. Nessa lógica, a liberação do acesso às armas de fogo, juntamente ao desmantelamento da educação, são as principais bandeiras defendidas pelo atual governo de Jair Bolsonaro (Melhore a apresentação dessa discussão). Tendo isso em vista, é perceptível que a descrença na educação como ferramenta de transformação social e a desregulamentação do porte de armas abre margens para o manuseio de um objeto potencialmente letal a muitas pessoas despreparadas, o que pode desencadear em inúmeros casos de homicídios culposos. Dessa forma, verifica-se que mesmo após avanços na conquista dos direitos sociais (Cite exemplos), infelizmente, ainda há uma deficiência governamental na questão da educação e segurança, o que faz com que milhares de vítimas percam suas vidas.

(Boa estratégia coesiva) Evidencia-se, além disso, a influência da desigualdade social na questão da segurança pública. De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as cidades brasileiras com maiores índices de discrepância social são também as mais violentas. Nesse contexto, os grupos mais vulneráveis economicamente são, muitas vezes, condicionados à criminalidade, o que, equivocadamente, incita nos cidadãos civis o desejo pelo porte de armas para segurança individual (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, é inadmissível que, em pleno século XXI, ainda haja desigualdade social que, além de submeter a população a condições desumanas, priva a sociedade da segurança e do bem-estar social.

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham a reduzir a violência no país. Cabe, para tanto, que o Ministério da Educação se responsabilize pela valorização ensino no país. Isso pode ser feito por meio da implementação de aulas específicas de filosofia e sociologia que versem sobre a construção do pensamento crítico do cidadão, a fim de promover a educação como principal ferramenta de transformação das mazelas sociais e, consequentemente, a diminuição da circulação de armas de fogo e da violência. Somado a isso, cabe ao governo federal a efetivação de projetos assistencialistas que contribuam para a diminuição das desigualdades sociais. Desta maneira, espera-se garantir o direito à segurança e ao bem-estar social em sua integralidade, conforme assegurado pela CF. (Faltou apresenta o detalhamento da primeira proposta, a qual está mais completa) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200