Aumento da circulação de armas e seus riscos - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 20/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra "Utopia", do filósofo Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social é livre de conflitos e problemas. Entretanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o aumento da circulação de armas de fogo é uma contrariedade presente na sociedade brasileira. Nesse sentido, convém analisar-se as principais causas e consequências desse impasse. (Formule a tese com mais clareza) 

Diante desse cenário, o incentivo do governo em armar a população, (Sem vírgula) é um dos principais catalisadores dessa problemática. Sendo assim, é pertinente mencionar o artigo 6° da Constituição Cidadã, que garante entre diversos direitos sociais o direito à segurança. Com efeito, é transparente que o chefe geral do Estado (Vírgula) ao dar apoio ao porte de armas, coloca em risco a segurança e a integridade física da população. Logo, é nocivo que isso persista. (Explore mais o argumento) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a intensificação da violência é a principal consequência do aumento da circulação de armas de fogo. Dessa forma, é pertinente relembrar a citação,"O homem é o lobo do homem", do filósofo Thomas Hobbes, segundo a qual conclui-se que o homem em seu estado de natureza é selvagem, violento, e, que portanto, necessita de leis para se estabelecer uma ordem social entre eles. Logo, a persistência do uso ilegal de armas em crimes como,  (Sem vírgula) assaltos e homicídios, (Sem vírgula) só confirma a perspectiva de Hobbes sobre o estado violento do homem. Além disso, a ocorrência desses atos criminosos só reforça a necessidade de diminuir a circulação de armas entre os cidadãos, a fim de minimizar a violência, principal fator de desordem social. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Logo, cabe ao governo federal, instância máxima do Poder Executivo, investir ainda mais na segurança pública. Essa ação deve ser feita por meio do aumento de policiamento nas pequenas e grandes cidades, para promover uma maior fiscalização dos cidadãos. Além disso, é fundamental a implantação de leis mais rigorosas para aqueles que portam de armas ilegalmente. Tais medidas, visam combater a circulação de armas e garantir o direito constitucional à segurança da população. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção) 

Comentários do corretor


Explore os argumentos com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200