A Na obra "Cidadão de Papel", o escritor Gilberto Dimestein disserta acerca dos direitos normativos que não são garantidos na prática. Análogo à situação da sociedade brasileira, observa-se um problema em relação à proteção da vida pelo Estado, haja vista que o aumento da circulação do armamento, (Sem vírgula) contribui para maiores taxas de homicídios. Nessa perspectiva, a irresponsabilidade governamental e mentalidade social contribuem para a manutenção do tema. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Primeiramente, a má administração por parte do governo corrobora para a existência da problemática. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, a partir da segunda metade do século XX, se instaurou na sociedade um olhar superficial e imediato, na qual visa resolver problemas atuais sem se preocupar com suas consequências. Isso é observado em relação ao governo, que busca formas de diminuir a violência na sociedade por meio do acesso facilitado a armas de fogo, sem um pensamento consenso de seus eventuais problemas futuros, (Melhore a apresentação dessa ideia) que poderiam ser resolvidos com investimento no setor da segurança pública.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o pensamento da sociedade também influência no agravamento desse desafio. Segundo opiniões de pessoas que defendem o porte de armas, elas citam que seu uso permitiria uma queda acentuada nos assassinatos (Melhore a apresentação dessa ideia). Todavia, pesquisadores da segurança pública relatam o oposto desses argumentos considerados do senso comum, pois quanto maior for o número de pessoas com o acesso a esse porte, maiores serão as chances do rearranjo de grupos criminosos, suicídios e conflitos aramados entre civis, (Sem vírgula) que não obtiveram uma preparação pelo Estado em relação a formas de proteção em assaltos ou brigas de rua, por exemplo.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para mitigar o problema em relação à circulação do armamento, a esfera governamental — responsável pelo bem-estar social — deve, por meio de políticas públicas, investir na preparação de agentes policiais ao invés de armar a população, para que (Vírgula) dessa maneira, se tenha melhores condições em relação à segurança pública. Dessa forma, poder-se-ia viver em uma nação onde seria o oposto do que dissertou o escritor Dimestein. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |