O porte de armas no Brasil é um assunto ainda muito polêmico, as mais diversas opiniões transitam entre: proteção ou violência, ataque ou defesa, polícia ou bandido? E as armas cada vez mais vêm ganhando destaque no cenário brasileiro. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2020 houve um aumento de 4.8% do número de assassinatos em relação ao ano de 2019, juntos do ao aumento de 91% de armas registradas no país. Com a maior circulação de armas, o cidadão brasileiro fica mais próximo da sensação de poder que a arma pode transmitir e a usa como parâmetro de sua própria justiça. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Em países desenvolvidos como Inglaterra e Japão o uso de armas é muito baixo entre os policiais e quase inexistente entre a população, sendo assim proporcionais ao baixo número de assassinatos (Melhore a apresentação dessa discussão). Entretanto, no Brasil o atual presidente é conhecido por suas aparições em público com o símbolo de arma nas mãos, reforçando assim uma ideia errônea de que a arma é algo positivo para o povo. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) A arma nunca teve como função promover a paz, ela foi criada como forma de ataque. A sensação de segurança ao portar uma arma se baseia na certeza de que essa causará medo em seu alvo. A segurança através do medo não é saudável. Ela deve ser mútua, caso contrário poderemos estar criando atuais “camisas negras”, civis armados promovendo de forma violenta uma segurança ilusória. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o país necessita buscar diminuir o porte de armas, o uso da mesma (Use quando houver ideia de igualdade) tem de ser a última opção e não a primeira. Segurança se constrói com educação e livros, não armas. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produutividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |