Armados: segurança ou aumento da violência? - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 20/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No documentário nacional "Armados", disponível no "YouTube", são retratadas as principais causas do uso de armas de fogo, bem como suas consequências desastrosas no âmbito social, uma vez que promove a violência urbana. (Melhore a realação entre as discussões) Essa realidade brasileira é fruto tanto do culto a armas quanto da segurança pública, que se mostra, geralmente, falha. (Muito bem. Formulou a tese)
 

  Em primeira instância, é imprescindível dizer que os discursos, do então presidente Jair Bolsonaro, de incentivo ao uso de armas de fogo, foram um dos principais catalizadoes do a aumento da circulação de armas de fogo. De acordo com dados da BBC Brasil, durante o governo de Bolsonaro, houve um aumento de 183% em relação ao total desses objetos letais registrados nos anos de 2018 e de 2019. Esse crescimento exacerbado põe em evidência que a utilização de armamentos se tornou uma cultura brasileira, problema grave que foi banalizado, e que pode ser utilizada por qualquer indivíduo, já que é algo comum na sociedade  é de fácil acesso. (Explore a discussão com mais produtividade)
  

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o artigo 5°, da Constituição federal de 1988, assegura que todos os cidadãos brasileiros têm direito à segurança pública. Entretanto, essa garantia não é exercida na prática, pois esse serviço oferecido pelo Estado é, na maioria das vezes, falho. Devido à insegurança, ao receio da violência urbana no país e aos discursos favoráveis ao uso civil de armamentos para autoproteção, a população tente  tende a aderir a utilização deles. Ocorre que, ao invés de garantir segurança e reduzir a violência nas ruas, eles cultuam, ainda mais, a agressividade nas ruas. Isso porque, algumas vezes, as pessoas utilizam esses objetos sob efeito de bebidas alcoólicas, por exemplo,  e essas substâncias podem comprometer a clareza mental do portador da arma, (Mehore a apresentação dessa disucssão) fazendo-o agir por impulso, assim, (Sem vírgula) como é mostrado no documentário "Armados".
  

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) É imprescindível, dessa forma, que o Ministério de Segurança Pública, com o objetivo de desconstruir a mentalidade de glamurização das armas e de aumentar a qualidade da segurança pública nacional, seja mais rígido quanto a acessibilidade de armas de fogo. Isso poderá ser realizado por meio do auxílio da Polícia Federal,  que irá fiscalizar armas de fogo que estiverem sendo utilizadas por portadores com histórico de violência. Além disso, esse ministério deverá elaborar campanhas informativas e conscientizadoras acerca do uso de armas.

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200