*O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil** - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 20/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O conceito de entropia, da Física, mensura o grau de desordem em um sistema termodinâmico. No entanto, fora das Ciências da Natureza, no que concerne ao aumento da circulação de armas de fogo no Brasil, percebe-se a configuração de um problema entrópico, em virtude do silenciamento e da lenta mudança de mentalidade. (Muito bem. Formulou a tese)

Convém ressaltar, a princípio, que a falta de debate é um fator determinante para a persistência do impasse. Segundo Djamila Ribeiro, é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Entretanto, há um silenciamento instaurado sobre a relação direta entre o aumento do porte de armas com o aumento do número de homicídios no país, visto que pouco se fala sobre o tema nas mídias de massa. (Melhore a apresentação dessa discussão) Assim, a ausência do debate gera desinformação e desconhecimento da maioria dos brasileiros, (Ponto final) Logo, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a autora.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade enfrentada é a mentalidade social. De acordo com Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar e agir. Seguindo essa lógica, nota-se que a questão do crescimento dos registros de armas pelos brasileiros pode ser encaixado na teoria do sociólogo, uma vez que, se um indivíduo cresce inserido em um ambiente que enxerga a arma de fogo como uma ferramenta necessária para se autoproteger, a tendência é adotar esse comportamento também​​​​​​​ (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, o fortalecimento desse tipo de pensamento, transmitido de geração em geração, resulta numa sociedade cada vez mais violenta e insegura, o que dificulta a resolução do problema. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra o Ministério da Justiça e Segurança Pública devem realizar palestras no canal TV Brasil, por meio de entrevistas com especialistas no assunto. Tais palestras devem ser webconferenciadas e divulgadas nas redes sociais do ministério, a fim de atingir um público maior e trazer mais lucidez sobre as consequências que a veiculação de armas de fogo pode causar na sociedade brasileira. Paralelamente, é preciso intervir sobre a lenta mudança de mentalidade. Dessa forma, a partir dessas ações, será possível resolver o problema entrópico e promover a construção de um Brasil melhor.

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200