O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil (<,>) *** - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 20/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O aumento da circulação de armas de fogo gera divergências e dúvidas entre a população, pois uma parcela da população considera um benefício para a autoproteção, mas muitos argumentam que pelo contrário, (Melhore a progressão de ideias) pode acelerar a violência. Vale ressaltar que dados do Datasus citam que o aumento de assassinatos voltou a crescer em 2020, cerca de 5%, exatamente quando aumentou essa prática. Diante disso, na realidade brasileira, essa prática é um sério problema para o país. Dentre tantos fatores relevantes temos: o alto índice de violência no Brasil e o risco do livre acesso às armas de fogo na mão da população. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeiro plano, sabe-se que o crescimento da violência é uma das causas da disseminação dessa prática. Segundo o Presidente da República Jair Bolsonaro, a ampla liberação de posse e porte de armas de fogo para a população contribuiria para a melhora da segurança no país. Nesse sentido, os dados obtidos pela BBC News Brasil com a PF (Polícia Federal), em apenas dois anos de governo foram registrados mais de 273.000 registros de armas de fogo em comparação com os anos de 2018 e 2017 que ultrapassaram 95.000. Sendo assim, é preciso desacelerar o ritmo de posse e porte de arma livre para que o país se torne mais seguro e tolerante. (A discussão precisa ser mais explorada) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o aumento da circulação de armas de fogo é um problema que não para de crescer no país. Segundo dados de especialistas em segurança pública do Datasus, que são contra a liberação da posse de armas, alegam que o problema da violência decorre da profunda desigualdade social no Brasil. (Melhore a apresentação dessa discussão) Assim, a posse de armas não solucionaria este assunto. Nesse sentido, o aumento de armas nas residências aceleraria o crescimento do feminicídio e o despreparo ao manusear uma arma pode ser mais letal do que não possuí-la. Sendo assim, é crucial que maiores investimentos e fiscalizações sejam feitos para que desacelere o nível de vítimas dessa prática.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para efetivar a queda da circulação de armas de fogo no Brasil é necessário que o Estatuto do Desarmamento regulamente o livre acesso a posse e porte de armas, mas somente a essa Lei não é o suficiente para ter um resultado satisfatório, (Melhore a progressão de ideias) mas em parceria com o governo (Vírgula) por meio de verbas governamentais, ocorreria um aumento do declínio de vítimas dessa prática na sociedade. Só assim a intolerância que assola a realidade brasileira se extinguirá. 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200