O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil e suas consequências - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 20/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com a flexibilização do atual governo perante ao porte de armas de fogo no Brasil, os casos de homicídios cresceram de forma alarmante em 2020. De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados mais de 50.000 assassinatos durante a pandemia de COVID-19. (Melhore a contextualização do tema. Formule a tese)

Tendo em vista que a cedência em relação ao porte de armas de fogo foi uma escolha do governo, quanto mais armas circularem nas mãos de pessoas mal intencionadas, o problema não será resolvido. (Reelabore)

A violência no Brasil sempre esteve presente no cotidiano das pessoas, algo que se tornou "normal" é sair de casa com o medo de sofrer assaltos e correr risco de vida. Inúmeros casos de furtos e violência ocorrem por dia, o que leva a população brasileira a questionar a efetividade da segurança da parte do Estado, que tem por obrigatoriedade proporcionar medidas eficazes para a segurança da sociedade como um todo (Melhore a apresentação dessa discussão). Com o aumento da circulação de armas de fogo, a situação de insegurança só piora, podendo desencadear transtornos psicológicos na população, como o Transtorno de Estresse Pós-traumático (TSPT), que geralmente acontece em pessoas que já foram vítimas de assaltos. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, em vista das diversas ameaças para os brasileiros que a circulação de armas de fogo com uso irresponsável nos traz (Melhore a construção dessa ideia), é imprescindível que medidas sejam tomadas pelo governo para resolver esse impasse. Por meio do Ministério da Segurança Pública, deve ser criada uma lei em que proíbe o acesso a todos os cidadãos ao porte de arma, flexibilizando apenas para quem apresenta diploma na área de segurança ou aqueles que têm curso sobre como utilizar armas de fogo, apresentando certificado. Com isso, espera-se que o número de assassinatos com arma de fogo seja diminuído, trazendo uma maior segurança e bem-estar para a população brasileira. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200