No filme “Cidade de Deus”, Buscapé é um jovem negro que cresce em um cenário de violência no Rio de Janeiro. No enredo, a possibilidade de tornar-se bandido o amedronta e ele é salvo por seu talento na fotografia. (Melhore a relação entre as discussões) Desse modo, é pertinente destacar o acréscimo do número de homicídios e da criminalidade como consequências dessa problemática.
Em primeira análise, é imperioso notar que a circulação de armas de fogo potencializa o número de homicídios. De acordo com o decreto presidencial, a liberação da posse de armas garante a segurança pública. No entanto, aumenta significativamente o risco de morte em uma situação de violência e, também, intensifica o discurso punitivista. Nesse contexto, nota-se a postura negligente do Estado nesse processo por incumbir aos cidadãos a responsabilidade de manter a população segura. Dessa forma, é imprenscidível uma ação do Estado para mudar essa realidade. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, o acesso aos revólveres em massa facilita a disseminação da criminalidade. De acordo com a pesquisa feita pela BBC News Brasil (Vírgula) a quantidade de registros de armas de fogo triplicou desde 2018. Nessa perspectiva, o uso legal de revólveres propicia o crime organizado e, por conseqüência, resulta em maior indício à violência urbana (Explore essa discussão com mais produtividade). Sendo assim, é notório que cidadãos de bem podem ser uma ameaça à sociedade seja pelo acometimento de crimes, seja pela legítima defesa.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para equacionar tais consequências, medidas devem ser tomadas. Logo, o governo federal, em consonância com o Estatuto do Desarmamento, deve priorizar a fiscalização e restringir o acesso às armas de fogo. Isso pode ser feito por meio de maior rigor nas aplicações das leis que garantem segurança à população, juntamente com políticas públicas e campanhas que ressaltem a nocividade da circulação de revólveres. Somente assim, a violência não será um destino para a sociedade como seria para Buscapé. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |