Com um governo que se mostra favorável ao porte de armas de fogo, o aumento em 183% da circulação desse material bélico no Brasil é a consequência. A falsa sensação de segurança gerada por esse objeto de alta periculosidade é um dos fatores que aumentam o seu porte entre os brasileiros. Ademais, este alto índice do porte de armas de fogo amedronta as mais baixas classes sociais. (Melhore a contextualização do tema)
Deve-se pontuar, de início, a falta de segurança na maioria das cidades brasileiras. Os saques a lojas, supermercados e bancos são cada dia mais decorrentes nos noticiários. Assaltos à mão armada, em residências ou até mesmo sequestros. (Truncamento) São alguns dos dos muitos motivos que levam uma parcela da população a pensarem que o porte de armas é uma solução para estes problemas. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a pequena parte elitizada da população que tem o acesso a esse porte é por muitas vezes, (Sem vírgula) inconsequente em seus atos. Nesse contexto, afirmando a dominação simbólica postulada por Pierre Bourdieu. (Truncamento) Onde, (Sem vírgula) a violência e a dominação simbólica exercidas por uma imagem de poder, (Sem vírgula) oprimem os mais pobres e vulneráveis. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Cabe ao Ministério da Segurança promover a tranquilidade no dia a dia dos cuidadões cidadãos por meio de uma maior quantidade de rondas de segurança em todas as cidades brasileiras, sendo necessário fortalecer os vínculos com governos estaduais e municipais. (Truncamento) Para que os brasileiros não sintam a necessidade do porte de arma de fogo, e que não se sintam ameaçados por aqueles que a tenham e não são as autoridades. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |