Consequência do aumento da circulação de armas de fogo no Brasil. - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 20/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu artigo 6°, o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não se encontra efetivada quando se observa a questão do aumento da circulação de armas de fogo no Brasil, visto que após esse acontecimento houve um crescimento da violência no país. Diante dessa perspectiva, faz-se indispensável a análise dos fatores que favorecem esse quadro. 

Em uma primeira análise, é fundamental apontar que com a crescente circulação de armas pela população civil, (Sem vírgula) fez-se aumentar a taxa de homicídios em 2020, segundo pesquisas realizadas (Apresente a fonte). Desse modo, ao contrário do que muitos defendem, o porte de arma não trouxe segurança, e sim aumento da violência (Expore mais essa discussão). Assim, a frase "a violência não é força, mas fraqueza, nem nunca poderá ser criadora de coisa alguma, apenas destruidora" (Vírgula) do filósofo italiano Benedetto Croce (Vírgula) se encaixa nessa situação, já que a mesma  (Use quando houver ideia de igualdade) não oferece benefício a ninguém.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar a sensação de falsa segurança que possuir uma arma traz, pois muitos acreditam que pelo fato de estar armado está seguro e livre de qualquer perigo, o que infelizmente não passa de uma ilusão. Isso porque as chances de alguma tragédia acontecer no cotidiano só aumentam, visto que pode se tornar recorrente em momentos de desavenças pessoais o uso do armamento, o que pode resultar em uma tragédia (Reestruture). Logo, percebe-se que esses indivíduos não estão livres da violência.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Polícia Federal (PF) devem dificultar o acesso às armas por meio de um projeto que visa fiscalizar o uso. Essa fiscalização buscaria selecionar quem teria condições de possuí-la de forma consciente e usá-la apenas em casos de extrema urgência, a fim de ter um maior controle e que o uso não aconteça de forma desorganizada e imprudente. Espera-se, com essa medida, que haja mais controle na circulação de armas de fogo e que assim diminua a violência no país. (Apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200