No filme “Tropa de Elite” (Vírgula) retrata-se a violência que acontece nas comunidades do Rio de Janeiro. Fora da ficção ,a violência atinge grande parte da população brasileira que com o anseio de se proteger acaba por acreditar que as armas de fogo sejam a solução para o empasse. Isso acontece devido, (Sem vírgula) à falha do governo no que tange a promoção da segurança ao corpo social e ao silenciamento do tema. (Muito bem. Formulou a tese)
Nota-se que o Estado brasileiro age de maneira vergonhosa diante do tempo (Reestruture essa ideia). De acordo com o filósofo contratualista Thomas Hobbes, em seu estado de natureza o homem é mal mau e cria um contrato social para garantir que eles não vivam em guerra .Entretanto, no Brasil esse pensamento não se encaixa, visto que ,que a sociedade vive em guerra com a violência e o Estado que deveria garantir que esse conflito não acontecesse permanece omisso. (Melhore a estratégia coesiva) E isso leva a população a pensar que elas mesmas devem resolver o problema e recorrem às armas de fogo como instrumento dessa resolução .Logo ,é preciso mudar a situação. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de informação diante do tema é um grande problema. Segundo a escritora brasileira Djamila Ribeiro, silenciamento gera violência , e fica evidente que esse pensamento é verdadeiro, pois a discussão sobre a solução do problema constantemente omitida ou supérflua (Vírgula) o que gera resoluções imediatas e ineficazes. Então urge que essa estrutura seja alterada e que as discussões diante do tema sejam proveitosas. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Fica claro, portanto, que é preciso que o Estado não se omita e o tema seja debatido. Por isso ,a mídia precisa criar campanhas como propagandas e palestras e tendo nelas a participação de artistas, influenciados e especialistas. Para que a população tenha informações mais profundas sobre o assunto. Essas campanhas serão feitas, (Sem vírgula) por meio de parcerias público- privadas. Também é necessário, (Sem vírgula) que ONGs (Desenvolva a sigla) que enfrentam o problema se engajem para cobrar o Estado para que ele se posicione. Somente assim ,a violência ficará apenas nas telas do cinema.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |