Brasil com b de brutalidade - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 20/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo dados de diversos portais de notícia, após mudanças nas leis armamentistas realizadas pelo presidente Jair Bolsonaro, o Brasil observou um aumento na circulação de armas de fogo entre civis. Por consequência, houve também um crescimento de 5% nos casos de mortes violentas pelo país, apontado por dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Esse fato evidencia como a posse e o porte de armas ocasionam pioras na violência urbana, acidentes domésticos e agrava situações inconvenientes, levando a se tornarem letais. (Formule a tese com mais clareza)

Primeiramente, de acordo com a frase do antigo jornalista, político e escritor Henri Lacordaire (Dois pontos) “A injustiça atrai a injustiça, a violência gera a violência.”, (Ponto final) Por isso, na conjuntura da sociedade brasileira atual, flexibilizar a posse e o porte de armas de fogo, que são objetos para incitar atos violentos, iria apenas piorar os já altos índices de violência urbana, homicídios e outras mortes. Além do baseado na lógica do pensador, também existem estatísticas que comprovam esse argumento, como o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o qual mostra que a cada 1% de aumento na circulação de armas de fogo pelo país, os índices de homicídios aumentam em 2%. (Explore os dados com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, outros dados do Ipea também mostram que armas dentro de ambientes domésticos aumentam casos de violência doméstica, suicídios e mortes por brigas banais, devido ao facilitamento ao acesso desses objetos perigosos em momentos de descontrole. Fora inúmeros casos de acidentes que poderiam ser evitados com crianças e adolescentes se não tivessem a presença de armas no local. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é possível concluir, (Sem vírgula) que o aumento da circulação de armas representa perigo à sociedade brasileira, sendo necessário que o STF (Supremo Tribunal Federal) anule os decretos do presidente, através de julgamento, e também, (Sem víirgula) que o MPF (Ministério Público Federal) fiscalize melhor a lei federal do Estatuto do Desarmamento, por meio da ação dos procuradores-gerais da República. Dessa maneira, os brasileiros poderão seguir, verdadeiramente, em direção ao caminho da redução da violência. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200