Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim (Vírgula) o conflito existe basicamente pela ausência ou insuficiência da normatização das relações sociais, ou pela falta de instituições que regulamentem ordem e justiça a todos. Então, de acordo com o teórico, para não haver conflitos é preciso de regulamentações sérias acerca dos temas debatidos no país, tal qual o aumento da circulação de armas de fogo no Brasil. No entanto, é imprescindível haver informação e conhecimento da população diante dos projetos políticos, pois assim permite um entendimento melhor do cenário brasileiro. Por outro lado, a situação agrava-se pela desigualdade social, seja pelo acesso mais elitizado às armas, como também do acesso maior dos bandidos e da perpetuação do desequilíbrio social. (Muito bem. Formulou a tese)
Nesse contexto, infere-se dimensionar, inicialmente, como a desigualdade social representa um agravamento do problema acerca da questão armamentista, isto é, com o aumento das armas, quem será beneficiado? Nesse sentido, é notório que o, (Sem vírgula) p público com maior acesso às artilharias de fogo é a demanda mais abastada, pois os valores e processos para adquirir um equipamento é dispendioso e poucos podem sujeitar-se. (Melhore a apresentação dessa ideia) Por isso, há na sociedade uma preocupação e, consequentemente, a disseminação do medo porque o povo ficar sem saber como se proteger, pois sabe-se que a circulação de armas possibilita o acesso de meliantes a elas e, assim, introduz uma realidade de injustiça e desigualdade. Logo, parafraseando o pensamento da escritora e colunista brasileira Eliane Brum, todo projeto político beneficia a elite e não colabora para ausentar a pobreza da humanidade, mas sim para estruturá-la a fim de conservar o domínio sobre a minoria.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, nota-se que o desequilíbrio social é intensificado pela circulação de armas, porque de um lado há a violência urbana cada vez crescente nas grandes metrópoles e, de outro, tem o debate sobre a necessidade de armar cada vez mais a população, à medida que bandidos criam seu próprio arsenal. Porquanto, são discussões que não resolvem o problema, bem como não ajuda a desenvolver um país harmônico e organizado, a fim de equacionar taxas de homicídio por armas menores ou mortes por balas perdias inexistentes. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, a discussão referente o aumento da circulação de armas possui caráter social e político por ocasionar conflitos em sociedade. À vista disso, o Ministério da Justiça (Vírgula) em parceria junto aos (Redundância) órgãos argumentadores de armas no Brasil, precisa tornar as leis mais enérgicas na compra de armas, a fim de controlar o acesso e a distribuição correta desse objeto. Tal proposta pode desenvolver medidas fiscalizadoras e, também, contribuir para diminuir o acesso de contraventores. Portanto, essa solução pode proporcionar um país justo e democraticamente correto. (Faltou apresentar o detalhamento e o meio)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |