Segurança e Justiça - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 20/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Uma das principais propostas de campanha do atual presidente, Jair Bolsonaro, durante as eleições de 2018 foi facilitar o acesso a armas pela população. Essa flexibilização ocorreu e fez com que aumentasse o número de armas de fogo em circulação no Brasil. Isso acarreta em um aumento da violência e facilita o acesso a armas por bandidos e milícias. (Melhore a contextualização do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Em uma primeira análise, é perceptível que a violência cresce de maneira diretamente proporcional à quantidade de armas em circulação. A Constituição Cidadã de 1988 garante o direito à segurança, entretanto, com o incentivo ao armamento o Estado terceiriza o trabalho da polícia de garantir a segurança da população (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma a frase "cada um por si" se torna realidade (Reestruture essa ideia). E assim cresce o número de homicídios, feminicídios, latrocínios, entre outros crimes.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a flexibilização do regulamento faz com que bandidos e milicianos tenham mais acesso a armas. Neste ano passou uma matéria no Fantástico sobre a caça de javalis, mais especificamente sobre como inúmeras pessoas costumam tirar a licença para caçar com o propósito de ter acesso a armas. Essa matéria mostrou que as empresas estavam mais interessadas em lucrar do que preparar novos caçadores, ou seja, apenas liberavam licenças. Assim é perceptível que armas chegam a todos. (As discussões estão incoerentes) 

(Boa estratégia coesiva) Urge, portanto, que a sociedade civil pressione o governo contra o armamento de civis por meio de manifestações nas ruas e na internet. Para isso é necessário campanhas na internet para conscientizar e chamar a população ao debate, a fim de que a segurança de todos seja garantida. Segundo o líder político Martin Luther King; " A injustiça num lugar qualquer ameaça a justiça em todo lugar". (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200