FBS #5 - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 20/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, visto que o aumento da circulação de armas de fogo no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da violência gratuita, quanto do contrabando de armas (Formulou a tese. Muito bem). Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionando da sociedade brasileira.

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante pontuar que o aumento da circulação de armas de fogo deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável pelo bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, a violência gratuita surge como a principal consequência do porte de armas de fogo, visto que muitos crimes letais como brigas de bar e de trânsito, (Sem vírgula) poderiam ser evitadas caso o cidadão não tivesse em mãos uma arma durante a discussão (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar o contrabando de armas de fogo como promotor do problema. Partindo desse pressuposto, o contrabando de armas, por sua vez, acaba dificultando o desarmamento no Brasil, que, por outro lado, acaba facilitando a compra de armas de fogos que muitas vezes serão utilizadas de maneiras não lícitas. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que tal contrabando contribui para a perpetuação desse quando  quadro deletério. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Assim, é preciso defender, portanto, que empasses sociais precisam ser superados. Dessarte, com o intuito de militar o aumento da circulação de armas de fogo no Brasil, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Justiça, será revertida em projetos de recolhimento e queimas das armas ilegais, na qual, (Sem vírgula) tal projeto estará atuando, principalmente, em áreas que contenha os maiores índices de violência por armas de fogo no país. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo o impacto nocivo dos altos números de registros de circulação de armas de fogo no Brasil, e a coletividade alcançará a Utopia de More. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200