Sara | Armas de fogo. - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 20/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na música armas de fogo – escrita pela banda, (Sem vírgula) de menos crime - é redigido que armas de fogo destroem famílias e que pessoa armada é o bote perfeito. Infelizmente, essa narrativa não destoa da realidade brasileira, na qual em 2020 foram registradas 179.771 novas armas no Brasil e consequentemente um aumento de 5% dos homicídios. Nesse contexto, a causa e consequência de uma população armada, (Sem vírgula) merece uma análise crítica. (Melhore a contextualização do tema) 

Sob esse viés, é oportuno afirmar que essa circunstância se deve à influência do discurso armamentista do atual presidente da república Jair Bolsonaro. Nesse raciocínio, isso acontece porque, (Sem vírgula) o chefe do governo sempre se mostrou a favor da aquisição desses equipamentos, sustentando o argumento de que as famílias se tornariam mais seguras, (Sem vírgula) dessa forma. Tal fato é intensificado pelo Estado, que proporcionalmente não fiscaliza corretamente os clubes de armas, por exemplo (Melhore a apresentação dessa discussão). Prova disso, foi o aumento de 91% de novas armas registradas em 2020, ano que sobrevém ao primeiro de Bolsonaro. Sendo assim, enquanto a influência do presidente persistir sobre a população a quantidade de pessoas armadas no Brasil destina-se a aumentar. 

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale ressaltar que uma população armada é consequentemente mais violenta. Então, isso acontece porque, logo, (Sem vírgula) que um cidadão toma posse de uma arma de fogo, por conseguinte, seu primeiro instinto em situações de risco como assalto ou ameaça é recorrer à violência armada (Reestruture). Prova disso, é que a taxa de homicídio no Brasil chegou a 23,6% por 100 mil habitantes em 2020 (Apresente a fonte da informação), justamente ano que se intensificou o número de pessoas com porte de armas. Dentro dessa lógica, nota-se que enquanto as pessoas estiverem armadas, por consequência, buscarão justiça com as próprias mãos.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é intolerável o aumento da circulação de armas de fogo no Brasil. Por isso, é dever do Ministério das Comunicações, órgão governamental responsável pelas mídias sociais, por meio das redes comunicativas, elaborar propagandas visuais explicando o porquê de uma população armada é prejudicial para a nação. Sendo assim, por exemplo convidar alguém cuja a vida de um familiar ou amigo, (Sem vírgula) tenha sido encerrada por conta do uso impulsivo de uma arma de fogo na mão de outro indivíduo. (Melhore a progressão de ideias) Nesse sentido, a fim de que a influência negativa do presidente brasileiro sobre o porte de armas seja minimizada. Feito isso, certamente haverá uma redução significativa de pessoas armadas e por conseguinte os índices de homicídios vão se limitar. (Apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200