Todos sabem o quanto, em nosso país (Vírgula) está sendo facilitada a compra de armas de fogo para civis com a justificativa que assim estes estarão mais protegidos da violência. Acredita-se que o cidadão armado irá conseguir se defender-se de ações criminosas. Porém não temos garantia do sucesso da vítima e nem que irá reduzir a violência. (Melhore a contextualização do tema)
É de fundamental importância que esta liberação seja feita apenas para profissionais da área de segurança que são treinados para utilizar a arma apenas em situação situações extremas. Podemos mencionar, por exemplo, policiais, seguranças particulares que passam por treinamento. (Truncamento) Pois não temos garantia que a vítima terá sucesso compra contra o criminoso, e por conta disso muitas armas compradas por civis acabam nas mãos da criminalidade. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, em países como a Alemanha (Vírgula) onde a aquisição de armas de fogo é mais restritiva (Vírgula) os índices de homicídio são menores. Como se isso não bastasse, não tem estudo e nem garantia da redução da violência pelo armamento de civis. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Levando-se em consideração esses aspectos do aumento da circulação de armas de fogo. Somos levados a acreditar que a solução para a contenção da violência não é armar os civis, mas sim criar políticas públicas consistentes para reduzira reduzir a desigualdade social no Brasil para que a criminalidade não seja a única opção . (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |