O Estatuto do Desarmamento é uma política de armas que está presente no país desde 2003. Tem como objetivo reduzir a circulação de armas e estabelecer penas mais rigorosas para crimes como o porte ilegal e o contrabando. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é fundamental destacar que segundo o Atlas da Violência, nos quinze anos após o Estatuto do Desarmamento, de 2003 a 2018, a taxa média anual de mortes por armas de fogo caiu cerca de 5%. Isso significa que o número de homicídios continuou crescendo, mas em um ritmo menor. (A discussão precisa ser mais explorada. Apenas expõe)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, percebe-se que nos últimos anos vêm aumentando a circulação de armas de fogo no Brasil, assim como a violência. O governo federal vem tomando várias medidas desde 2019 para facilitar o acesso legal às armas (Explore mais essa discussão). O Anuário Brasileiro da Segurança Pública mostra que o número de armas de fogo registradas mais que dobrou entre 2017 e 2020, (Ponto final) Ainda segundo o Anuário, 78% dos homicídios em 2020 foram provocados por armas de fogo.
(Boa estratégia coesiva) Mediante ao exposto, é dever do Ministério da Justiça e do Legislativo adotarem leis mais severas para controlar o uso e a venda de armas de fogo, aumentar a fiscalização para coibir o contrabando e punir com mais rigor os casos de violência que envolvam o uso de armas de fogo. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |