Quando o assunto são armas, o Brasil é uma Paradise. - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 12/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O episódio "gatilho" (Vírgula) da série Paradise Police (Vírgula) conta a situação caótica da cidade Paradise em meio a uma distribuição desenfreada de armas, que provoca carnificinas entre cidadãos comuns. Esse cenário, todavia, não está muito distante do cenário brasileiro, pois o aumento dos índices de violência no Brasil sugere um problema de Segurança Pública iminente. Em vista disso, a discussão sobre o tema é extremamente necessária. (Melhore a contextualização do tema) 

(Boa estratégia coesiva) É importante destacar, de início, que há aqueles que defendem o ato de propagandear e aumentar o acesso às armas para a população em geral, alegando a proteção individual e a diminuição de homicídios desde que políticas pró-armas entraram em vigor. Porém, estes esquecem-se de analisar a situação como um todo, já que os dados sugerem o contrário (Esse argumento precisa ser mais explorado).

(Melhore a estratégia coesiva) Segundo o Correio Braziliense, ao todo, foram notificados 50.033 assassinatos no país em 2020, o equivalente a uma morte a cada 10 minutos, além de ser 4,8% a mais que em 2019. Esse aumento apenas reflete o caos gerado pela distribuição exacerbada das armas de fogo em território brasileiro. Isso evidencia que, apesar de servir para a proteção de um indivíduo isolado uma vez ou outra, as consequências a nível geral são bem maiores (Explore mais essa discussão), já que o despreparo e a irresponsabilidade no manuseio do armamento são realidade.

(Boa estratégia coesiva) Em vista dos fatos relatados, fica evidente a bomba-relógio disparada sobre os brasileiros com o aumento das armas em circulação. Sendo assim, cabe ao governo federal conter a distribuição e conscientizar a população acerca das armas de fogo, a partir de campanhas nos aparelhos midiáticos alertando dos perigos do armamento, testes psicológicos obrigatórios como pré-requisito, além da venda apenas em locais autorizados e especializados. Dessa forma, espera-se restringir a posse de armas apenas os capacitados, amenizando os casos de violência gerados pelo aumento desta calamidade tida como sinônimo de proteção, mas que seu único papel é tirar vidas. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200