educação - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 12/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Um país só cresce, se junto com ele crescer a educação! (Evite esse tipo de construção) Quando um governo fecha uma escola, ele sem querer e sem saber, lá na frente, construirá um presídio, porque quando se educa o povo, automaticamente estará dando aos seus cidadãos o direito de fazerem suas escolhas, e quando esse poder falha, eles são automaticamente escolhidos pelo fracasso. (Não abordou o tema propriamente dito. Reestruture) 

Um aluno, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. A educação é a única solução. Educação primeiro! (Use aspas) Disse, Malala, uma estudante paquistanesa, (Sem vírgula) que ganhou o prêmio Nobel da paz de 2014, (Ponto final) Ela é a pessoa mais jovem que ganhou essa honra. O comprometimento de todos os brasileiros pela educação será a única arma para mudar a atual situação do país. A melhor maneira de um país educar o seu povo é fazendo da escola um direito e dever de todos. Malala foi baleada na cabeça em um ônibus escolar a caminho da escola. Ela lutava pelos direitos das mulheres paquistanesas a educação. Com isso, desafiou o talibã, que covardemente mandou matar essa garota inocente. Ela sobreviveu! Ficou com graves sequelas e não se acovardou. Hoje, como uma personalidade internacional (Vírgula) ela continua lutando pela educação e por um mundo sem violência. (Abordagem tangencial do tema) 

(Melhore a estratégia coesiva) A heroína educadora ganhou o Nobel da paz e o mundo! E o talibã covarde e assassino? Viveu seus dias escondido e segundo o Pentágono morreu em 2018 em um ataque aéreo dos americanos. As armas são a segurança dos tolos (Reelabore essa ideia). Já passaram-se séculos e milênios, a era dos bárbaros já acabou. Ninguém precisa de arma para viver. Precisa de comida, oxigênio, água, saúde e paz. Cuidar do planeta que pede socorro. A pandemia da Covid-19 veio mostrar ao mundo que precisamos nos unir para nos salvar e salvar o planeta. É preciso reconhecer que erramos e consertar. Salvar o planeta, os animais, as florestas, os oceanos, os rios e principalmente salvar a humanidade. (Reestruture as discussões apresentadas. Elabore um projeto de texto)


(Boa estratégia coesiva) Logo, para resolver o crescente número de armas no país, em paralelo com todo tipo de violência. (Truncamento) É necessário um investimento pesado na educação. Na cultura de paz. No respeito à vida. Na fiscalização incansável, na inteligência e na investigação. Mais policiais preparados nas fronteiras. Os presídios brasileiros não podem continuar sendo as oficinas de crimes. Os criminosos presos não podem mandar mais em nada. Só obedecer. Educação primeiro. Que cada presídio deste país seja também uma escola pronta pra ensinar o bem. A educação é a única arma que se pode usar 24 horas por dia para salvar. Armas matam! Educação salva. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção) 

Comentários do corretor


As discussões não apresentam foco ao longo do desenvolvimento. É preciso selecionar as ideias que estejam pertinentes ao tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     360


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200