Falsa segurança - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 11/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em um contexto marcado por discursos a favor do armamento populacional (Vírgula) baseado na autoproteção e na diminuição da criminalidade, um fato se torna disfórico e incompatível à realidade brasileira: o alto índice de homicídios mesmo após a flexibilização do acesso a armas de fogo. Fato que demonstra a falsa sensação de segurança ilustrada pelo porte de arma, necessidade que surge da ineficiência de políticas de segurança pública, assim como do desejo de poder que cerca o imaginário coletivo. (Muito bem. Formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, vemos que a carência de políticas de segurança pública efetivas alicerça o aumento da circulação de armas de fogo no Brasil. Isso ocorre porque a segurança da população é colocada em segundo plano, com isso um sentimento de impunidade é alimentado, fazendo com que os indivíduos procurem uma forma de se protegerem através desses artefatos. De acordo com um levantamento da FGV (Desenvolva a sigla), mais de 62% das pessoas portadoras de arma de fogo consideram sua cidade mais ou menos ou muito violenta, demonstrando que a violência e a falta de segurança são fatores determinantes para o desejo de porte de armas (Explore mais essa discussão).

(Boa estratégia coesiva) Além disso, observa-se como a ânsia de possuir e demonstrar poder através do uso de armas de fogo solidifica o aumento de sua venda. Essa situação surge da necessidade de afirmação presente na sociedade; o ser abandonado pelas instituições procura sua própria maneira de dominar para que não seja dominado pela criminalidade e pela insegurança, portanto ele tenta, através da violência expressa por estes artefatos, defender sua liberdade e dignidade, sem se dar conta de que essas serão destruídas. Sob essa perspectiva, a afirmação de João Paulo II se faz verídica ao afirmar que a “violência destrói o que tenta defender”, pois o que se busca pelo poder armado se perde em sentido e valor ao se ligar à força. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Mediante ao exposto, percebe-se como o aumento da circulação de armas se baseia no falso sentimento de segurança a que proporciona. Para combater isso, é necessário que o governo federal, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, faça projetos que intensifiquem o policiamento, principalmente em áreas periféricas de alto índice de criminalidade, com a finalidade de trazer mais segurança à população. Ademais, ainda nesse mesmo plano, o Ministério da Educação deve propor parcerias com empresas de comunicação, com o intuito de veicular informativos que demonstrem os perigos do porte de armas e de suas possíveis consequências. Para que, assim, a circulação de armas de fogo não seja mais uma necessidade para a população brasileira. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200