Tudo o que acontece no mundo é uma questão de educação. Um país que não educa o seu povo, deve se preparar para as consequências. É constitucional que todos os brasileiros tenham, (Sem vírgula) educação, saúde, moradia, trabalho e segurança. (Truncamento) E não, (Sem vírgula) uma arma. Já temos problemas demais e não é armando a população que encontrará a solução para a violência. É na escola que se encontra a solução para um mundo melhor, o Brasil precisa de investimento nas escolas e nas pesquisas. O diálogo ainda é o maior e o melhor caminho para socializar e pacificar a humanidade. Violência gera guerra que gera mortos, mutilados, órfãos e infelizes. (Reestruture as discussões iniciais)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo o relatório produzido pelo Instituto para Economia e Paz (IEP), o país mais pacífico do mundo, que ocupa a primeira posição no ranking desde 2008, é a Islândia, seguida pela Nova Zelândia, Dinamarca e Portugal. (Melhore a progressão de ideias) O Afeganistão também segue sendo o país menos pacífico do mundo. O que esses quatro países têm em comum? Priorizam a educação! (Evite esse tipo de construção) E o Afeganistão prioriza a ignorância, que com ela vem a lei da força e das armas. A escravidão de seu povo. A cultura da bala e do medo. As armas trazem o terror! Se uma arma salvasse alguém ninguém matava e ninguém morria na guerra.
(Melhore a estratégia coesiva) Nenhum ser humano é a prova de bala. No Brasil, as balas perdidas só matam inocentes. É inaceitável quem no século XXI, (Sem vírgula) crianças, mulheres grávidas e jovens promissores sejam abatidos em plena luz do dia, a caminho da escola, percam suas preciosas vidas por conta da falta de uma cultura de paz e (Vírgula) acima de tudo, de respeito a vida alheia. Só a educação pode mudar tudo isso. Sem uma educação de qualidade para todos nada nunca mudará para melhor só para pior. Enquanto todos os governos insistirem no mesmo erro de não priorizar a educação. (Truncamento) O problema só vai crescendo até um dia engolir o país! (Evite esse tipo de construção) Será que não dá para fazer um grande debate nacional para achar a solução de como conseguir vencer a violência sem armas? (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, fica evidente que armas não geram a felicidade e nem a paz. O governo deve priorizar a vida! A educação, os esportes, tem que valorizar o professor que são os verdadeiros heróis nacional. Em Paralelo a isso tem que investir na polícia do ponto de vista de prevenção, em inteligência, investigação, no sentido de prevenir a violência. Fazer investimento nas áreas sociais, saúde, saneamento, moradia, trabalho para colaborar no combate à criminalidade. Não são os cidadãos com armas nas mãos que vão acabar e combater a violência neste país. São os policias preparados e habilitados para lidar com armas. A solução está em preparar e remunerar muito bem os professores e policiais. É hora de enfrentar e resolver a problemática para seguir em frente. Educação deve ser um direito e um dever de todos os brasileiros. O homem que tem o conhecimento não quer arma quer paz. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore as discussões conforme a estrutura do texto. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |