Super sh - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 11/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em um dos episódios do desenho animado "Super Shock", um colega de escola do herói, que vinha sendo vítima de bullyng há muito tempo, decide levar para o colégio a arma de seu pai com o propósito de se vingar dos colegas que o provocavam. Diante disso, o melhor amigo de "Super Shock" acaba sendo ferido na perna por uma bala perdida enquanto o mesmo  (Use quando houver ideia de igualdade) tentava fazer o menino desistir da ideia de atirar nos colegas. O episódio encerra com uma reflexão do super-herói explicando como armas podem acabar com a vida de milhares de garotos por ano, e que se alguém mostrar uma arma o correto é se afastar no mesmo momento e avisar alguém de confiança (Delimite a ideia apresentada). Fora das telas, essa é uma realidade bastante presente na sociedade brasileira atual, onde as armas (Vírgula) que alguns dizem servir como proteção, são utilizadas para tirar a vida de muitas pessoas. Isso se deve ao fato de que as "armas" são retratadas como um método de se proteger do perigo, o que se mostra o contrário na maioria dos casos, e também pois com a flexibilização do porte de arma,  (Melhore a construção de sentido) indivíduos mal intencionadas acabam também tendo acesso a tais instrumentos. (Melhore a contextualização do tema) 

(Uso inadequado do operador argumentativo) Em suma, para uma grande parte das pessoas, (Sem vírgula) ter uma arma dentro de casa é sinônimo de paz visto que esses mesmos cidadãos querem garantir sua própria proteção e de suas famílias. Essas mesmas pessoas, influenciadas por discursos externos ou por seus próprios medos e inseguranças, acreditam que o número de casos de homicídios, assaltos e outras situações de risco diminuiria frente a uma população armada, o que os faz recorrer a isso. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a facilidade de adquirir uma arma - mesmo que de forma clandestina - auxilia não apenas os civis que buscam sua própria defesa, como também indivíduos que utilizam estas armas para prejudicar, intimidar e até mesmo matar outras pessoas. Um exemplo a se citar foi o massacre de Suzano (Vírgula) no ano de 2019 (Vírgula) envolvendo armas, tanto de fogo quanto armas brancas, que causaram a morte de alunos e funcionários da escola. Uma prova de que uma arma em mãos erradas pode causar danos irreversíveis. (Reestruture a discussão apresentada) 

(Reveja a estratégia coesiva) Nesse sentido, cabe ao Ministério da Educação promover campanhas nas escolas e nas mídias sociais (Vírgula) através de investimentos para conscientizar os estudantes e as famílias sobre como as armas de fogo podem afetar negativamente ao serem utilizadas pelas pessoas erradas e trazer em a pauta que existem outros métodos em que se pode recorrer para se defender, não primordialmente utilizando a violência, para que dessa forma seja possível evitar situações como a que o melhor amigo do herói Super Shock precisou enfrentar.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200