O Armamento Não é a Solução - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 11/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No ano de 2018, o atual presidente Jair Messias Bolsonaro foi eleito com a promessa de, entre outras propostas, facilitar o armamento civil no Brasil. Em decorrência das medidas tomadas pelo presidente, de acordo com a BBC News Brasil e a Polícia Federal, foram registradas mais de 270 mil novas armas de fogo nos dois primeiros anos de seu mandato. No entanto, apesar de parte da população apoiar o aumento da circulação das armas, é necessário entender que o armamento não é a solução, visto que possui relação com o aumento de homicídios e expõe famílias a mais situações de risco e vulnerabilidade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, tem-se que a circulação aumentada de armas de fogo está diretamente relacionada ao aumento do número de homicídios. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), caso o Estatuto do Desarmamento não estivesse em vigor no ano de 2016, o número de homicídios no Brasil teria sido 12% maior. Sendo assim, se torna visível o risco trazido pelo aumento de cidadãos armados, já que discussões e brigas, nas quais os envolvidos estariam emocionalmente alterados, tenderiam a mais facilmente acarretar em morte. (Explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, também é preciso considerar que famílias se tornam mais expostas a situações de risco e vulnerabilidade com a flexibilização da posse e porte de armas. Além dos casos supracitados, que incluem brigas domésticas, também se tornam mais comuns casos como o ocorrido em setembro de 2021, no qual uma criança de 12 anos morreu devido a um disparo acidental enquanto brincava com a arma do pai, no Rio Grande do Sul. Em situações de descuido, mortes acidentais e até suicídios podem ocorrer mais facilmente com armas de fogo dentro das casas brasileiras. (Explore a discussão com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Destarte, é de suma importância que o Ministério da Justiça atue em parceria com os meios de comunicação social, assim como as escolas, através de campanhas e debates informativos, mostrando que o aumento da circulação de armas de fogo entre a população não é a solução para os problemas vividos no Brasil. Com isso, busca-se diminuir o comércio de armas, assim como o número de pessoas que as possuem e os danos trazidos pelo armamento civil. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200